sexta-feira, 26 de abril de 2024
Copa e Auxílio Brasil deixam o comércio mais otimista

Copa e Auxílio Brasil deixam o comércio mais otimista

O comércio varejista em Goiás está otimista com o segundo semestre e projeta crescimento das vendas, recuperação da renda e do potencial de consumo.

16 de agosto de 2022

Rildo Reis Pereira: “Prevemos um bom desempenho, principalmente a partir da segunda quinzena de setembro”

O comércio varejista em Goiás está otimista com o desempenho neste segundo semestre e projeta crescimento das vendas, recuperação da renda e do potencial de consumo, fomentado por datas especiais e eventos. Começou com o Dia dos Pais, depois virá o Dia das Crianças, em 12 de outubro, e em novembro, com duas datas importantes no calendário: a Black Friday e a Copa do Mundo, que começará junto com a data importada dos EUA que já foi incorporada ao mercado brasileiro.

Coroando o período, o Natal, em dezembro, a melhor data para os lojistas. Tudo isso em um contexto de prorrogação do Auxílio Brasil (o auxílio emergencial do governo federal repaginado) e da chegada da tecnologia 5G.

O diretor de Operações do Grupo Novo Mundo, Rildo Reis Pereira, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS que a rede espera um bom desempenho, principalmente a partir da segunda quinzena de setembro, quando deverá reforçar o estoque de televisores já pensando na conjugação de datas, como a Copa do Mundo do Catar e Black Friday.

“Estamos atentos a essa tendência e também ao fato de as pessoas estarem querendo voltar para as lojas físicas”, diz Pereira. Ele conta que, no primeiro semestre deste ano, a Novo Mundo cresceu 16,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Agora vamos colher os frutos”, acredita.

Com o auxílio emergencial turbinado, acredita Rildo Reis, é possível que o grupo consiga manter o patamar atual. “A inflação não deve ter queda. É provável que se mantenha ainda alta, o que freia um pouco o consumo, mas, em compensação, teremos mais dinheiro circulando, principalmente em função desses benefícios do governo”, avalia o diretor, lembrando que o grupo Novo Mundo possui lojas em estados como Maranhão, Pará e Amazonas, que são regiões mais carentes do que, por exemplo, Goiás e Distrito Federal.

Clima favorável

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, acredita que o segundo semestre manterá o clima favorável ao comércio em virtude de três datas comemorativas tradicionais – Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal, que é a principal data para o setor – além de Copa do Mundo e eleições. Baiocchi destaca o papel do Auxílio Brasil, que injetará milhões na economia.

“Com certeza isso acaba chegando ao comércio: é o mercado que vende mais, mais alimentos, serviços, tudo isso faz girar a cadeia produtiva de forma geral”, esclarece. “Há uma expectativa muito positiva. Estamos vendo ainda o índice de desemprego baixar, a inflação sendo controlada e a tendência é as pessoas com maior controle dos recursos que têm disponíveis que acabam consumindo mais”, conclui o presidente da Fecomércio-GO.

Leia também: Vendas de veículos têm salvado o comércio goiano

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.