sexta-feira, 26 de abril de 2024
LunaGreen conquista mercado de cosméticos

LunaGreen conquista mercado de cosméticos

A empresa goiana de bioativos fornece matéria-prima para indústrias cosméticas do Brasil e começou a exportar, inicialmente para a Bolívia.

13 de agosto de 2022

Nathalia Barbosa: “Para empreender, é preciso amar muito o que se faz, é viver isso 24 horas por dia”

Inovação tecnológica associada a um processo produtivo limpo, livre de petrolato e sem testagem em animais ou uso de solventes tóxicos, voltado para a segurança das pessoas e do meio ambiente. Com essa receita e muita pesquisa, a LunaGreen Bioativos fornece matéria-prima para indústrias cosméticas do Brasil e começou a exportar, inicialmente para a Bolívia.

Em quatro anos de atividade, já foram criados e disponibilizados cerca de 300 produtos orgânicos, todos a partir de plantas, e, em setembro deste ano, será lançado o nanoativo (ativo desenvolvido por nanotecnologia) de plantas do Cerrado, com propriedades hidratantes e antioxidantes para pele e cabelos.

O ativo desenvolvido por meio de nanotecnologia foi selecionado pelo último edital de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Continuamos pesquisando”, enfatiza a farmacêutica Nathalia Barbosa, CEO da LunaGreen, ao EMPREENDER EM GOIÁS. A empresa ficou entre as 24 melhores startups do Brasil no ranking Sebrae Like a Boss 2022. Foi em uma atividade de pesquisa durante o seu mestrado que ela descobriu o bioativo que deu origem à empresa, o esfoliante natural produzido a partir de sementes de goiaba, vencedor do 17º Prêmio Crea em Goiás.

Nathalia Barbosa estava pesquisando o aproveitamento dos resíduos de goiaba para alimentos quando percebeu que suas mãos ficavam muito hidratadas no processo de manipulação. Ela pesquisou e desenvolveu o insumo para esfoliante natural. Ela levou o produto para um projeto do Senai e precisava registrá-lo.

Criação da LunaGreen

Foi quando começou criou a LunaGreen (lua verde), em 2018. Nesses quatro anos, a empresa se consolidou e hoje gera oito empregos diretos, em Aparecida de Goiânia, e 14 indiretos. “Hoje, somos a primeira indústria de Goiás que produz insumos para o setor de cosméticos. Tudo 100% vegano e com aproveitamento da economia”, afirma a farmacêutica.

A LunaGreen já conquistou prêmios nacionais e internacionais. Nathalia Barbosa foi eleita entre as 30 mulheres mais inovadoras da Finep e de empresa inovadora, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta da empresa é fornecer matéria-prima natural com qualidade, eficácia, inovação e sustentabilidade para indústrias de cosméticos. Ela fornece ainda bioativos funcionais naturais para cuidados com animais de estimação.

“Para empreender, é preciso amar muito o que se faz, é viver isso 24 horas por dia”, conclui Nathalia.

Leia também: Duas startups goianas estão entre as 100 mais inovadoras

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.