Duas startups goianas estão entre as 100 mais inovadoras

Duas startups goianas estão entre as 100 mais inovadoras

9 de novembro de 2021

A startups goianas Mindify (45º lugar) e Implanta It Solutions (84º posição) estão entre as 100 mais inovadoras do Brasil, conforme o 100 Open Startups, o maior e mais criterioso serviço de ranqueamento das startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Concorreram ao ranking mais de 26 mil startups, o dobro do número de 2020.

A startup goiana Mindify, que também conquistou o segundo lugar na categoria Health Techs, tem foco na automação de protocolos médicos usando Inteligência Artificial. Na prática, ela simplifica a rotina das equipes de saúde e gera dados clínicos de boa qualidade para viabilizar níveis inéditos de gestão e até pesquisas.

Já a Implanta It Solutions, que conquistou o primeiro lugar na categoria AgriTechs, é uma plataforma SaaS de inteligência de dados que integra a indústria aos seus canais de vendas para coletar e tratar (usando IA) dados de sell out e estoque para garantir o produto certo, nos locais e quantidades certas, por preços justos para mais vendas e margens para todos os agentes da cadeia produtiva.

De acordo com o Ranking 100 Open Startups 2021, no que se refere às categorias que mais fizeram inovação aberta, ou seja, que somaram mais pontos, destacam-se as startups de Artificial Intelligence, Big Data e Productivity. Já a modalidade de contratos mais comum de acordo com a metodologia do ranking, foi o grupo de Desenvolvimento de Fornecedores, com mais de 7.800 contratos. Isso mostra que as corporações estão renovando as suas cadeias de fornecimento, incluindo, cada vez mais, as startups em seus processos.

Quanto à pontuação total do ranking – que reflete a quantidade e a intensidade dos relacionamentos entre as corporações e as startups -, esta passou de quase 35 mil pontos, em 2020, para mais de 75 mil pontos, em 2021, um crescimento de 118%. Tal intensidade também cresceu 63 vezes desde 2016, quando foi iniciada a medição desse índice de inovação no Brasil, por meio do ranking. Com isso, aumentou também a concorrência para uma posição na premiação. No ano passado, para estar entre as TOP 100, uma startup precisava de 80 pontos. Neste ano, foram necessários, pelo menos, 141 pontos.

Outro fato relevante do ranking deste ano é em relação à renovação das startups. Dentre as premiadas de 2021, 40% são novas quando comparadas ao Ranking 2020. Além disso, 109 startups estão aparecendo no Ranking pela primeira vez para o mercado.

Além das TOP 100, também serão premiadas as TOP 10 de 28 categorias, definidas de acordo com as áreas que mais tiveram atividade de open innovation no período. Neste ano, as três categorias que passaram a integrar o Ranking são as CityTechs – startups que têm soluções para cidades inovadoras, TravelTechs – startups com soluções inovadoras para o setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia, e Water and Sanitation – startups com soluções para o setor de água e saneamento, fruto de um movimento liderado pela Iguá Saneamento para mobilizar o setor em torno da inovação.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.