sexta-feira, 19 de abril de 2024
Goiás possui 8,3 milhões de linhas de celular

Goiás possui 8,3 milhões de linhas de celular

Goiás tem 8,3 milhões de linhas ativas de celular, aumento de 400 mil em um ano.

18 de julho de 2022

Luciano Stutz: tendência é abandonar o Wi-Fi das residências

Goiás possui 10,7 milhões de contratos de telecomunicações. Mais de 80% é de celular. As informações, referentes a abril de 2022, foram divulgadas pela Anatel e mostram que apenas em acessos de telefonia móvel, o Estado possui 8,3 milhões de linhas ativas. Os números mostram um aumento de 400 mil linhas, em comparação ao mesmo período de 2021. Convém lembrar que a população de Goiás é de 7,2 milhões de habitantes.

Segundo a Anatel, as maiores operadoras em participação no mercado de telefonia móvel são a Claro, com 41,5% dos usuários, Vivo, com 29,4%, seguida pela TIM (27,9%). É válido ressaltar que os acessos da Oi não constam mais do banco de dados da Anatel devido à incorporação dos contratos pela Claro, Vivo e Tim.

Além dos acessos de telefonia móvel, os números de contratos de telecomunicação (10,7 milhões) são somados pelo acesso em banda larga fixa, 1,2 milhão, acessos TV por assinatura (279,8 mil) e acesso a telefonia fixa (848,3 mil).

O presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, comentou os números com exclusividade ao EMPREENDER EM GOIÁS. “Os números de crescimento da telefonia móvel, e a estagnação do crescimento dos acessos a banda larga fixa, mostram um fenômeno parecido com o que ocorreu com a telefonia fixa”, diz.

Para Luciano, principalmente com a melhoria dos sinais 4G, tão logo o 5G, a tendência das pessoas é abandonar o famoso Wi-fi de suas residências. “Antes pensávamos que seria impossível a popularização dos celulares, pelo custo e tudo mais. Hoje o Brasil ostenta de mais de 259 milhões de acessos a telefonia móvel. A banda larga fixa chegará a ser desnecessária pois os sinais comportarão o uso pessoal. É uma tendência global que o Brasil está adotando”, afirmou.

Confirmando a projeção, os números goianos de acessos a banda larga fixo entre 2021 e 2022, manteve-se igual, em 1,2 milhões.

Leia também: Como as empresas podem vender mais pela internet

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.