terça-feira, 16 de abril de 2024
Aumento dos custos e dos  preços dos imóveis preocupa empresários

Aumento dos custos e dos preços dos imóveis preocupa empresários

A preocupação é que o aumento nos preços dos imóveis ocorre em um cenário marcado pela estagnação da economia e a queda na renda dos trabalhadores.

7 de junho de 2022

Depois de aumentos sucessivos nos custos dos insumos, a mão de obra foi a principal responsável pela variação do Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil em Goiás, que subiu 3,1% em maio. É um cenário que assusta o setor. Maio é o mês da data-base dos trabalhadores do setor, que tiveram um reajuste de 12% negociado em convenção coletiva.

O reflexo imediato desse componente no CUB de maio foi de pouco mais de 6%. Mas ele deverá continuar influenciando os custos até o fim do ano, prevê o presidente do Sinduscon-GO, Cezar Mortari. Além da mão de obra, pesaram também os aumentos dos preços do cimento, que tiveram impacto de mais de 6%, e do concreto, com mais de 8%.

A variação acumulada do CUB no ano de 2022 é de 9,3%, bem mais alto que a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) para Goiânia no acumulado de janeiro a maio, que foi de 5,2%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Valorização x poder de renda

“Nosso custo subiu muito acima da inflação do período”, diz Mortari ao EMPREENDER EM GOIÁS. A previsão é de que os preços continuem aumentando. “O reflexo do custo da mão de obra só não foi maior porque alguns foram admitidos há menos de 12 meses. Mas, com o tempo, esse aumento será incorporado”, prevê. “Esse aumento acima da inflação em um setor tão estratégico é preocupante e exige medidas urgentes de controle da inflação”, cobra Mortari.

A preocupação é que o aumento nos preços ocorre em um cenário marcado pela estagnação da economia e a queda na renda dos trabalhadores. “Isso é muito ruim porque o poder de compra não vai acompanhar a valorização dos preços dos imóveis”, afirma o presidente do Sinduscon-GO.

Mortari observa que há aumentos benéficos para a economia, quando ocorre uma valorização orgânica, acompanhada de aumento na renda dos trabalhadores. Mas não é o caso da situação atual. “A inflação está alta, assim como os juros, parece que uma coisa alimenta a outra. É preciso que esse quadro mude”, alerta o empresário.

Saiba mais: Pedro Ludovico é a região que mais se valoriza em Goiânia.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.