sexta-feira, 26 de abril de 2024
Desempregado? Confira dez áreas com mais vagas (e corra atrás)

Desempregado? Confira dez áreas com mais vagas (e corra atrás)

É importante também estar preparado para conquistar um lugar no mercado de trabalho. Confira 5 dicas para se dar bem na busca por um emprego.

2 de maio de 2022

Levantamento realizado pela empresa Catho aponta as 10 áreas com maior número de vagas disponibilizadas por diversas empresas de todo o País. São elas: administrativa (135.606 vagas); financeira (26.156); saúde (22.271); informática (17.660); suprimentos (11.409); telemarketing (9.617); engenharia (8.644); industrial (6.205); educação (4.454); e hotelaria e turismo (3.986).

Na plataforma da Catho há também mais de 300 mil vagas abertas para diversas áreas em todo o Brasil, como tecnologia, marketing, direito, medicina, logística, entre outras. Só para a tecnologia, são mais de 20 mil com salários que chegam a até R$ 20 mil.

E em meio a esse cenário de diversas oportunidades, é importante estar preparado para conquistar um lugar no mercado de trabalho. A diretora de Recursos Humanos da empresa, Patrícia Suzuki, dá cinco dicas:

1 – Planeje a busca por emprego
É necessário responder a três perguntas importantes: onde se quer trabalhar? Aqui, busca-se ao máximo priorizar o tipo de empresa e o motivo dessa escolha; Quando buscar? Nesse ponto, é preciso colocar quais dias da semana e horário você vai focar na busca por um emprego. O ideal é procurar, no mínimo, três vezes por semana; e, por último, como será essa busca? Já aqui, é para pontuar em que locais você irá procurar emprego, se por redes sociais, contatos, amigos e plataformas como a Catho. Após ter as respostas a esses três pontos, organize todas elas em uma tabela e siga para o próximo passo.

2 – Faça um currículo campeão
O currículo é a porta de entrada para todo e qualquer processo seletivo. É considerado o documento mais importante nessa busca por um trabalho. Por meio dele, em até cinco segundos, um candidato pode ser classificado ou desclassificado. Então é preciso que o currículo seja elaborado com atenção. Nesse sentido, destaque seus pontos fortes, trajetória profissional, qualificações e palavras-chaves que façam parte de sua área e da vaga que está em busca. Outros pontos igualmente importantes são o acréscimo dos dados para contato atualizados, a revisão detalhada do currículo para não ter qualquer erro de ortografia ou gramática e, ainda, deixá-lo de uma forma que não ultrapasse duas páginas.

3 – Procure vagas
Busque por vagas que estão dentro de áreas que você deseja trabalhar (tecnologia, recursos humanos, comunicação, entre outras). Junto a isso, procure posições com o mesmo nome de descrição ou também com nomes equivalentes. É importante também ler todos os requisitos que estão pontuados no anúncio da vaga, para que você não se candidate em alguma que não tenha relação com seu perfil e, com isso, perca tempo. Seja objetivo em sua busca.

4 – Busque feedbacks
Às vezes, infelizmente, devido às inúmeras demandas, muitas empresas não conseguem dar um feedback estruturado para todos os candidatos que participam de um processo seletivo. No entanto, ao receber o retorno da empresa, assim que o processo seletivo acabar, entre em contato com o RH e procure entender quais pontos podem ser melhorados por você.

5 – Qualifique-se
Todo esse processo na busca por emprego também pode exigir certo conhecimento para alcançar os resultados desejados. Então, se você não souber por onde começar, como fazer um currículo, como usar sites de empregos ou como se colocar em uma entrevista, a dica é: assista a vídeos, leia textos explicativos e participe de lives com especialistas.

Leia também: Empregos em Goiás crescem 150% em março.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.