quinta-feira, 25 de abril de 2024
Investir na gestão de pessoas faz negócio crescer

Investir na gestão de pessoas faz negócio crescer

O investimento em Gestão de Pessoas é uma forte ferramenta de melhoria de resultados no negócio, pois o maior capital de qualquer organização é o humano. Este é um dos principais ensinamentos que o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa em Goiás (Sebrae-GO) disponibiliza, por intermédio do Consultoria Empresarial, para os empreendedores […]

30 de março de 2018

O investimento em Gestão de Pessoas é uma forte ferramenta de melhoria de resultados no negócio, pois o maior capital de qualquer organização é o humano. Este é um dos principais ensinamentos que o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa em Goiás (Sebrae-GO) disponibiliza, por intermédio do Consultoria Empresarial, para os empreendedores que pretendem alavancar o seu negócio e alcançar a melhoria de resultados, explica a analista da Unidade de Inovação e Competividade do Sebrae-GO, Paula de Paula, ao Empreender em Goiás.

“A gestão de pessoas é a associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, para administrar os comportamentos internos e potencializar os recursos humanos. No tema Gestão de Pessoas, da Consultoria Empresarial, são oferecidas diversas consultorias, de forma independente, sobre várias temáticas, abordando diversos aspectos de uma boa gestão neste segmento”, afirma Paula de Paula.

O empreendedor, de acordo com a analista, poderá escolher a temática que mais se encaixar em sua necessidade entre as nove oferecidas. Cada uma é composta por 20 horas e realizada com atendimento personalizado, com diagnóstico da empresa, definição de plano de ação e orientações para implantação das ferramentas para colocá-lo em prática e guia com orientações para os próximos passos.

Diagnóstico

Paula de Paula explica que o tema Gestão de Pessoas oferece nove consultorias, ao custo individual de R$ 1.704,00, que pode ser parcelado em seis vezes de R$ 284,00. Entre temas abordados estão Orientação em Gestão de Pessoas; Gestão de Equipe, Cultura e Clima Organizacional; Organização Interna: Organograma da Empresa; Gestão de Talentos; Gestão de Carreira e Reconhecimento; Gestão de Desempenho; Desenvolvimento e Treinamento; Gestão de Pessoas: Nível Avançado, e Consultoria sob Medida. “O empreendedor, ao definir-se pela consultoria, escolhe o tema que melhor atender a sua necessidade”, afirma a analista.

Para uma boa gestão de pessoas, explica Paula de Paula, o empreendedor deverá fazer um diagnóstico, entender a cultura da organização, organizar-se internamente, realizar pesquisa de clima organizacional e planejar estratégias para atrair talentos. Também é necessário preocupar-se em integrar novos talentos, preparar a gestão de carreira para estes talentos e conduzi-los com gestão de desempenho, planejar ações de treinamento e desenvolvimento e avançar em processos que podem trazer resultados ainda mais satisfatórios.

O Sebrae-GO disponibiliza para os empreendedores goianos capacitações presenciais, através de cursos que possuem os seguintes temas, além das consultorias: Sebrae mais Gestão de Pessoas – 32 horas de instrutoria e 15 horas de consulta por empresa –, Gestão de Pessoas e Equipes na Medida – 24 horas de instrutoria e 2 horas de consultoria –, e Sebrae mais Líder Coach. Também são oferecidas capacitações on-line, gratuitos e com emissão de certificado digital, através do site ead.sebrae.com.br. Entre em contato no 08005700800 e agende um horário para conhecer mais sobre essas oportunidades.

O Empreender em Goiás está publicando os nove temas que podem ser abordados no Consultoria Empresarial. O tema Vendas foi o primeiro a ser abordado.

 

10 dicas práticas


1 – Faça um diagnóstico da sua gestão de pessoas

É fundamental fazer uma leitura do cenário organizacional atual, em seus pontos fortes e fracos, estabelecer a situação desejada e ações a curto e médio prazos.


2 – Entenda sobre a cultura da organização
Estabeleça o que é missão, visão e valores da organização e as competências organizacionais e individuais que se alinham isso ao seu negócio.


3 – Faça pesquisa de clima organizacional 
Pesquise para saber como seus talentos enxergam a organização, como estão as relações entre níveis hierárquicos e como eles avaliam a estratégias adotadas pela organização.


4 – Organize-se internamente

Estabeleça o Organograma Funcional, com as áreas e subáreas necessárias para aprimorar a gestão de sua organização e descreva os cargos de forma sistematizada.


5 – Planeje estratégias para atrair talentos

Estruture como irá atrair, selecionar e contratar talentos. Pense em estratégias para desligar pessoas quando necessário, de forma a manter a imagem de sua organização.


6 – Preocupe-se em integrar novos talentos

Estruture um Manual de Condutas Internas com direitos e deveres dos colaboradores e crie um roteiro estruturado de integração desses talentos à cultura da organização. Acompanhe de perto, avalie e dê feedback durante o período de adaptação.


7 – Prepare a gestão de carreira para seus talentos 

Uma boa e clara estrutura de carreira, de progressões salariais, reconhecimento via desempenho faz a sua organização ser mais atrativa, embasada em meritocracia.


8 – Conduza talentos com gestão de desempenho 

Crie modelos para acompanhar desempenhos periodicamente. Por meio de resultados de indicadores, dê feedbacks constantes e atue como coaching de sua equipe de forma a desenvolver talentos.


9 – Planeje ações de treinamento e desenvolvimento 

Faça levantamentos das necessidades de treinar e desenvolver sua equipe com foco nas estratégias da organização e faça cronogramas de treinamento pautados em resultados a serem alcançados.


10 – Vá além! 

Quando a Gestão de Pessoas já consegue apresentar bons resultados para a organização, avance em alguns tópicos que podem trazer ainda melhores resultados para a formação da equipe. O processo é cíclico e deve sempre ter aprimoramentos.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.