sexta-feira, 26 de abril de 2024
Como aumentar suas vendas mesmo em épocas de crise

Como aumentar suas vendas mesmo em épocas de crise

São vários os motivos para o seu negócio vender menos que o esperado. Mas, mesmo em épocas de crises econômicas, é possível reverter este quadro. Para isto é recomendável buscar ajuda de especialistas ou consultorias, que farão um diagnóstico da sua empresa e equipe, avaliará o cenário do seu mercado e seus canais de venda, […]

16 de fevereiro de 2018

São vários os motivos para o seu negócio vender menos que o esperado. Mas, mesmo em épocas de crises econômicas, é possível reverter este quadro. Para isto é recomendável buscar ajuda de especialistas ou consultorias, que farão um diagnóstico da sua empresa e equipe, avaliará o cenário do seu mercado e seus canais de venda, e proporá mudanças e novas ações.

O empreendedor Idelfonso Abadia Silva, de Anápolis, obteve aumento de 30% nas suas vendas da sua empresa Água Nina, de Anápolis, depois de contratar uma consultoria sobre vendas do Sebrae Goiás. “Minha equipe está mais otimista e entusiasmada com as medidas que adotamos na empresa depois que o consultor fez um diagnóstico da posição em nos encontrávamos, traçou metas e levantou a moral da equipe de vendas”, diz.

A Água Nina instituiu a premiação de resultados, o que fez a equipe trabalhar mais comprometida. Segundo Idelfonso Silva, no mercado de água mineral tem de se levar em consideração a sazonalidade e fatores climáticos. “Mas, mesmo com essas variáveis, aumentamos as vendas. Sem a consultoria não teríamos alcançado os resultado esperados”, frisa.

Idelfonso Silva contratou consultoria, que fez diagnóstico e traçou novas metas: suas vendas aumentaram 30%

O Sebrae-GO faz consultorias empresariais em dez temáticas, elaboradas para contribuir com a melhoria da gestão dos negócios dos micro e do pequenos empresários. Gerente da Unidade de Inovação e Competitividade, Carmen Gondim afirma que cada consultoria contempla o diagnóstico de uma situação particular da área especifica escolhida, o plano de ação para melhorias priorizadas a partir do diagnóstico e entrega de ferramentas que são implementadas em parceria com o empreendedor.

“As consultorias são oportunidades dos pequenos negócios implementarem ou melhorarem suas práticas de gestão e implementação de indicadores que permitem a tomada de decisões do empresário com menor risco. No ambiente de mudanças como o que atuam os negócios, quanto mais efetiva a gestão, mais sustentável e portanto, lucrativa ”, afirma a executiva do Sebrae-GO.

O EMPREENDER EM GOIÁS apresentará cada um destes temas. Nesta primeira reportagem, será abordada a temática de vendas, com algumas dicas importantes.  Confira agora:

Planeje agora seu cenário de vendas

Estabeleça as metas e gerencie sua equipe de vendas, defina planos de comissionamento, o perfil de seus vendedores e estabeleça processos de vendas para atingir melhores resultados.

Organize e planeje a gestão de vendas

Utilize sistema de controle para avaliar a performance da força de vendas. Uma boa gestão tem início na formação singular da equipe de vendas.

Identifique um líder

Para ser eficiente e eficaz, sua gestão de vendas precisa de um líder. Ele será responsável pelo desempenho de metas e acompanhamento do trabalho dos vendedores.

A força de vendas entende do que vende?

A gestão da força de vendas deve incluir o valor do que vende na equipe, para que consigam transformar a compra em uma experiência única para os clientes.

Compreenda o público-alvo

Classifique tipos de clientes, conheça seus hábitos de consumo e suas reações diante das ações de venda. Afinal, a customização deve ser um diferencial competitivo.

Estabeleça etapas

Não adianta ter uma equipe motivada, se o trabalho é feito de forma desordenada. O estabelecimento das etapas do processo de vendas deve ir da prospecção até o fechamento, com a entrega do produto contratado e a geração de novos negócios.

Estimule vendas adicionais e complementares

As compras por impulso têm alta representatividade nas vendas. Para isso, a aplicação de ferramentas de visual merchandising tem o papel de auxiliar o empresário na elaboração de ofertas, combos e serviços complementares.

Crie um calendário promocional

Trabalhar com um calendário promocional ajuda sua empresa a planejar melhoras datas sazonais, o que possibilita ampliar ainda mais as vendas nessas ocasiões.

Estabeleça relacionamento com os clientes

A gestão de vendas deve revelar a necessidade da constância no contato com o cliente, assegurando a percepção e lembrança por parte dele, sempre que buscar produtos ou serviços equivalente.

Monitore sempre

Manter clientes custa bem menos que conquistar novos. Fazer pesquisas de satisfação com seus clientes é fundamental para manter a qualidade do produto e do atendimento, itens essenciais para a fidelização.

Fonte: Sebrae Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Como aumentar suas vendas mesmo em épocas de crise”

  1. Wilson Lopes disse:

    Parabenizo o http://www.empreenderemgoias.com.br pela iniciativa. Trata-se de uma reportagem propositiva, de conteúdo, que em muito contribuirá para desenvolver ainda mais a gestão das micro e pequenas empresas em Goiás.