sexta-feira, 19 de abril de 2024
Sinal 5G em Goiânia: os impactos para o seu negócio

Sinal 5G em Goiânia: os impactos para o seu negócio

Sinal 5G começa ser ativado na capital goiana e deve acelerar transformações em vários segmentos da economia.

15 de agosto de 2022

Luciano Stutz: 5G pode representar muito e transformar alguns segmentos

Nesta terça-feira (16/8) o sinal de 5G começará a ser ativado em Goiânia. Contudo, com apenas 10% da cobertura atual do 4G. As empresas terão muitos ganhos com a tecnologia e se preparar é necessário. O presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, ressalta ao EMPREENDER EM GOIÁS que o sinal pode romper barreiras de conectividade, acelerar e expandir implantações, além de proporcionar uma gestão com mais eficiência e facilidade nas frentes de negócios.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), outras cidades de Goiás devem receber a ativação a partir de janeiro do próximo ano, como Aparecida de Goiânia, que tem mais de 500 mil habitantes. Municípios com cerca de 200 mil habitantes (Águas Lindas de Goiás, Anápolis e Rio Verde), receberão em julho.

Luciano Stutz ressalta que o sinal pode representar muito e transformar alguns segmentos. “O 5G para empresas permitirá a oferta de uma variedade de serviços diferenciados. A troca de dados e controle remoto entre maquinários, haverá mais informações para a tomada de decisões. Ainda, por meio de drones e outras tecnologias analíticas real time, será possível identificar desperdícios e outros impactos”, ressalta.

O presidente da Abrintel ressalta que os segmentos de B2B, e-commerce e logística serão um dos que sentirão os impactos imediatos. “O segmento B2B e o e-commerce receberão uma grande ênfase, já que irá acelerar e fortalecer o processo de retomada e resultados de forma sustentável a longo prazo, principalmente com a simultaneidade dos dados. A logística e os transportes terão mais segurança e controle graças a atualizações mais rápidas com um sinal dedicado”.

Pequenos negócios

Os pequenos negócios poderão ter diversas melhorias. Segundo Luciano, muitas soluções poderão surgir com a diminuição da latência e o aumento da transmissão de dados. “Será possível criar e utilizar mecanismos de telepresença, de autoatendimento, e serviços robotizados. Com a chegada do Metaverso, empresas que utilizarem realidades virtual aumentada nos produtos e serviços também serão beneficiadas. Além disso, a tecnologia proporcionará vantagens na execução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Big Data”

Essas novas nomenclaturas, que podem parecer estranhas aos empresários, são tendências tecnológicas, que segundo o Presidente da Abrintel, serão potencializadas com a tecnologia. “Empresas de todos os portes vão aproveitar essas modernidades. Velocidade, modernidade e futuro, Por estes e por inúmeros outros motivos, a chegada da rede 5G ao Brasil pode abrir espaço para pequenos empreendedores criarem produtos e serviços, ou melhorarem os já prestados”, ressalta.

Saiba mais: Sinal 5G está chegando e Goiás sequer tem 100% da rede 4G

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.