Transformação digital é determinante para empresas

Transformação digital é determinante para empresas

19 de julho de 2022

Athos Ribeiro: inovação e presença em multiplataformas não é fator exclusivo de grandes empresas

O ambiente virtual hoje faz parte da vida das pessoas, inclusive para negócios. Essa digitalização tem impacto direto e determinante na própria existência das empresas, independentemente de seu porte, já que elas competem com empreendedores do mundo todo.

“Quando falamos em inovação e transformação digital, temos de entender que isso não é mais um processo facultativo. Num mundo onde a competição é cada vez mais ‘glocal’ (global dentro do local), inovar e estar disponível para resolver problemas dos seus clientes passa a ser um imperativo, não só como um diferencial competitivo, mas como um fator de sobrevivência”, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS o gerente Sebrae da Unidade de Soluções e Inovação, Athos Ribeiro.

Como oferecer isso?

Em um ambiente multiplataforma, disponibilizando o atendimento presencial a quem prefere, mas também atuando no ambiente virtual. “A empresa precisa prover espaços para que o cliente tenha experiência com sua marca no ambiente presencial. Mas a maioria, as novas gerações, chamadas de nativos digitais, principalmente as gerações y e z, são propensas a interagir no ambiente virtual, que é muito próximo da sua realidade”, pontua Ribeiro.

Ele lembra que é lá que essas pessoas trabalham, se encontram com amigos e se divertem. “Também é lá também elas querem fazer negócios. E as pequenas empresas precisam ocupar esses espaços”, sugere.

Todos os portes

Inovação e presença em multiplataformas não é fator exclusivo de grandes empresas e não demanda grandes investimentos em tecnologia ou um grande preparo. Mais importante é ter uma boa orientação.

“Para quem não tem a menor ideia de como fazer, nossa dica é buscar apoio, não buscar fazer sozinhas. Há uma série de informações relevantes que podem ser buscadas, mas é importante a pessoa buscar fontes de conteúdos em que exista curadoria ou tenha relevância, credibilidade para que as pessoas busquem se informar. E uma delas é o Sebrae”, diz Ribeiro.

A inovação tem uma relação direta com o faturamento das empresas e com a economia de recursos e é possível inovar na oferta de produtos, serviços, marketing, questões organizacionais e também no acompanhamento da efetividade das medidas implementadas.

Recentemente o Sebrae Goiás lançou edital para selecionar agentes que vão atuar no mercado para prover a inovação na produtividade, para que as empresas possam melhorar seus serviços, e também da transformação digital e também para o controle. “Quanto mais dados e informações, melhor o empreendedor consegue definir e decidir suas estratégias”, frisa Ribeiro.

Leia também: “Comércio digital é a solução para os empreendedores”, diz Trajano

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.