sexta-feira, 19 de abril de 2024
PIB goiano cresce 4% no primeiro trimestre de 2022

PIB goiano cresce 4% no primeiro trimestre de 2022

A economia goiana tem demonstrado uma forte recuperação da crise causada pela pandemia da Covid-19.

29 de junho de 2022

A economia goiana tem demonstrado uma forte recuperação da crise causada pela pandemia da Covid-19. No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 4,1%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Mauro Borges, do governo estadual, baseados em indicadores do IBGE. No Brasil, o crescimento médio foi de 1,7% nos três primeiros meses deste ano.

O setor de serviços goiano cresceu 5,7%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, superando o crescimento nacional, que foi de 3,7%. A atividade turística é destaque: avançou 23,8% em Goiás no primeiro trimestre, apresentando recuperação consistente desde abril do ano passado. Outro segmento de serviços que também se destacou o de serviços prestados às famílias, que cresceu 9% neste ano.

O setor industrial goiano cresceu 4,3% no primeiro trimestre deste ano, puxados pelos segmentos de utilidade pública, construção civil e indústria extrativa. O desempenho só não foi melhor devido aos resultados negativos da indústria da transformação, que possui peso significativo na economia, mas que tem enfrentado dificuldades na retomada do crescimento.

O agronegócio goiano tem sofrido com o aumento de custos. No primeiro trimestre deste ano, sofreu retração de 0,8%. Apesar disto, algumas atividades, como a produção de grãos, que tem estimativa recorde de 28,1 milhões de toneladas para a safra atual, contribuíram para que o recuo não fosse mais significativo. Houve incremento da produção agrícola em importantes culturas para o Estado como a de soja (6,5%), milho safrinha (6,5%) e café arábica (11,4%).

Saiba mais: PIB cresce 1% no primeiro trimestre e Brasil fica em 8º

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.