Serviços já acumulam alta de 9% neste ano em Goiás

Serviços já acumulam alta de 9% neste ano em Goiás

14 de junho de 2022

O setor de serviços teve em abril passado o sexto mês consecutivo de crescimento em Goiás, com alta de 10% em relação ao mesmo mês de 2020, acumulando uma alta de 9% neste ano e de 12,7% nos últimos 12 meses. Inclusive, já recuperou as perdas sofridas no período crítico da pandemia, estando 15% acima do patamar de fevereiro de 2020, primeiro mês oficial da Covid-19 no Brasil.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14/6) pelo IBGE. Nacionalmente, o setor de serviços cresceu apenas 0,2% em abril, mas acumula alta de 9,5% em 2022, na comparação com o mesmo período de 2021, e está 7,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Das cinco atividades que compõem o setor goiano de serviços, três apresentaram crescimento. Com destaque para o segmento de serviços prestados às famílias, que teve alta de 63,4% em abril deste ano, comparado com igual mês de 2020.

Nesta época o segmento ainda sofria com as medidas de isolamento social e fechamento total ou parcial dos serviços considerados não essenciais. Com isso, acumula alta de 35,7% neste ano e de 49,3% nos últimos 12 meses.

Outro destaque foi o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que subiu 21,4% em abril, acumulando 20,9% no ano de 2022. Isso reflete maior mobilidade da população, refletida no aumento das receitas das empresas que operam os transportes de passageiros nos seus diversos modais: aéreo e rodoviário.

Turismo goiano

Em abril de 2022, as atividades turísticas em Goiás cresceram 8,3% em relação a março, a maior alta entre todas as regiões pesquisadas pelo IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor cresceu 72,1%, sendo a 13ª alta seguida. Com isso, o turismo goiano acumula um crescimento de 36,3% no ano e de 47,3% nos últimos doze meses.

Saiba mais: Varejo goiano mantém recuperação nas vendas.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Serviços já acumulam alta de 9% neste ano em Goiás”