sexta-feira, 19 de abril de 2024
Goiás será o segundo maior produtor de soja do País

Goiás será o segundo maior produtor de soja do País

Levantamento do IBGE prevê que Goiás será o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, com 10,7% da produção nacional.

8 de junho de 2022

Goiás será o segundo maior produtor de soja do País, com 14,8 milhões de toneladas. Ficará atrás apenas do Mato Grosso (37,4 milhões de toneladas) e passará Paraná (12,1 milhões) e Rio Grande do Sul (9,2 milhões). É o que revela o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) para maio, divulgado nesta quarta-feira (8/6) pelo IBGE (veja aqui os dados nacionais).

O levantamento prevê ainda que Goiás será o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, com uma participação de 10,7% da produção nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso (30,1%) e Paraná (13,9%).

O IBGE projeta um crescimento superior a 10% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Estado, alcançando 28 milhões de toneladas em 2022. A posição também é favorecida pela queda de 35,1% na produção do Rio Grande do Sul (24,5 milhões de toneladas).

Tecnologia e produtividade

Para o secretário estadual Tiago Mendonça (Agricultura), Goiás tem conquistado posições no ranking de produção agrícola devido a uma série de fatores, especialmente o trabalho do produtor rural e a busca por melhorias no campo. “São investimentos em tecnologia, inovação e conhecimento, que resultam em melhor produtividade nas lavouras e, por consequência, em incremento na economia do Estado”, afirmou ao EMPREENDER EM GOIÁS.

“São reflexos, ainda, de políticas públicas do Estado favoráveis ao meio rural, como investimentos em logística e infraestrutura e a ampliação de recursos do FCO, na modalidade Rural”, destacou ainda o secretário.

A safra goiana de soja deste ano responderá por 12,5% do total nacional. Houve um aumento de 13,5%, devido ao crescimento de 7% da área plantada, para 3,98 milhões de hectares. Goiás também é o terceiro maior produtor de algodão do País, com 128,5 mil toneladas. A safra total de milho alcançou 10,4 milhões de toneladas e foi a segunda maior. Goiás também deve ser alçado à terceira posição nacional na cultura de feijão, com uma produção de 315,4 mil toneladas. E é o maior produtor de girassol, sorgo e tomate.

Os dados são preliminares e ocorrências durante o desenvolvimento das culturas poderão modificar os resultados ao longo dos próximos levantamentos. O LSPA fornece informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias.

Saiba mais: Goiás deve se firmar como quinta maior potência do agronegócio

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.