terça-feira, 23 de abril de 2024
Diesel e gasolina estão há semanas sem reajuste na Petrobras

Diesel e gasolina estão há semanas sem reajuste na Petrobras

Sem o subsídio, seja para consumidores ou para os próprios supridores, o risco manifestado pela Petrobras é faltar combustível.

3 de junho de 2022

O preço do litro do diesel está há 25 dias sem reajuste e o da gasolina, há 84 dias no Brasil. A defasagem média calculada pelos importadores dos combustíveis é de 10% e 14%, respectivamente. “Os cenários das defasagens, tanto para gasolina como para o diesel, afastaram-se da paridade, o que inviabiliza as operações de importação”, diz a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis.

Sem o subsídio, seja para consumidores (o vale prometido desde o ano passado) ou para os próprios supridores, como fez Michel Temer em 2018, o risco manifestado pela Petrobras é que em um cenário de maior disparidade pode faltar combustível.

Uma saída para o governo de Jair Bolsonaro é decretar calamidade, para abrir espaço no teto e ampliar os gastos neste ano eleitoral. O presidente pressiona a sua equipe econômica. Na fila, há também o reajuste do funcionalismo federal.

A Petrobras fez o terceiro reajuste na gestão do presidente José Mauro Coelho. Desta vez, no preço do querosene de aviação, que subiu 11,4%. Já tinha aumentado quase 7% em abril. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), de janeiro a junho, o combustível acumula alta de 64,3%.

Foi o aumento do diesel que levou à demissão do ex-ministro Bento Albuquerque (11 de maio) e, na sequência, de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras (23 de maio). O executivo, por enquanto, fica. Não renunciou e o presidente Bolsonaro também não deu andamento à nomeação– precisa começar indicando os conselheiros da estatal – de Caio Paes de Andrade para o lugar de José Mauro Coelho.

Saiba também: Mercado prevê mudanças na política de preços da Petrobras.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.