quinta-feira, 25 de abril de 2024
Goiás é o 2º estado mais ágil para a abertura de empresas

Goiás é o 2º estado mais ágil para a abertura de empresas

O Estado de Goiás é o segundo mais ágil do país no ranking de velocidade de abertura de empresas, revela o Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim), do governo federal. No mês de maio deste ano, quando comparado ao mês anterior, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) diminuiu em três horas a análise de processos e, agora, leva em média 16 horas para abrir uma empresa, ficando atrás apenas do estado do Sergipe, que leva em média 13 horas.

2 de junho de 2022

O Estado de Goiás é o segundo mais ágil do país no ranking de velocidade de abertura de empresas, revela o Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim), do governo federal. No mês de maio deste ano, quando comparado ao mês anterior, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) diminuiu em três horas a análise de processos e, agora, leva em média 16 horas para abrir uma empresa, ficando atrás apenas do estado do Sergipe, que leva em média 13 horas. Em terceiro, quarto e quinto lugar estão, respectivamente, os estados do Espírito Santo (17 horas), Tocantins (18 horas) e Paraná (19 horas).

“Com essa agilidade, o Estado se torna mais competitivo, gera emprego de qualidade e credibilidade com o empresário, dando qualidade de vida, renda e desenvolvimento humano para Goiás”, ressalta o governador Ronaldo Caiado. Nos cinco primeiros meses deste ano, foram abertas 13.849 novas empresas em Goiás, frente a 6.602 extinções, o que resulta em um saldo positivo de 7.247 novos CNPJs atuando no Estado.

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, Goiás no segundo lugar no ranking “reflete a credibilidade que o empreendedor tem no Governo e nas medidas de recuperação da economia goiana, além do trabalho do órgão voltado ao processo 100% digital”, ressaltou. Segundo ele, as inovações vêm facilitando a vida do cidadão, trazendo eficiência, celeridade e garantias no ambiente de negócios.

Junta Digital

A automatização dos procedimentos para a formalização de novas empresas tem revolucionado o ambiente de negócios no estado. Por meio da Junta Digital, a ferramenta de deferimento automático permite que o empresário saia com seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em poucos segundos após o protocolo do processo, diminuindo cada vez mais o tempo total de registro de uma empresa. O procedimento se aplica à constituição de empresas de menor complexidade, como os empresários individuais e sociedades limitadas (Ltdas).

A agilidade da Juceg também ganhou destaque nacional no último ano. Segundo o Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, que é quadrimestral, a média de Goiás foi a melhor do país no segundo quadrimestre de 2021, com média de 1 dia e 2 horas de tempo de análise, tempo 16 horas menor em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, quando o estado ocupava a quarta colocação.

Em 2019, no início da atual gestão, Goiás ocupava uma das últimas colocações no mapa das empresas com o tempo médio de 3 dias e 10 horas de análise. Atualmente, o estado apresenta a redução de 2 dias e 18 horas para tramitação final para abertura de novos CNPJs.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Goiás é o 2º estado mais ágil para a abertura de empresas”

  1. O que é preciso para abrir uma empresa?