sexta-feira, 26 de abril de 2024
Goianos das classes C e D passaram a consumir mais

Goianos das classes C e D passaram a consumir mais

Os maiores aumentos de gastos de goianos neste ano foram com passagens aéreas (aumento de 204%) e veículos (67%).

14 de maio de 2022

Os goianos das classes C e D consumiram 4,4% a mais em março. Os maiores aumentos de gastos foram com passagens aéreas (aumento de 204%), seguido por automóveis e veículos (67%), lojas de roupas (15%), lojas de artigos diversos (13%), telecomunicação (10%), combustível (7%), supermercado (6%) e restaurante (6%).

No entanto, foi observada redução de gastos com diversão e entretenimento (-27%), rede online (-10%) e prestadores de serviços (-3%), de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica.

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

Os brasileiros das classes C e D também aumentaram os gastos com passagens aéreas em março, em comparação a fevereiro, com 11%. No balanço geral, o consumo brasileiro nesta faixa de renda subiu 1%.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com supermercados (37%), seguindo de restaurantes (13%) e lojas de artigos diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

Confira a pesquisa completa aqui.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.