sexta-feira, 26 de abril de 2024
Pecuária de Goiânia está confirmada e Tecnoshow será maior

Pecuária de Goiânia está confirmada e Tecnoshow será maior

Com a flexibilização dos protocolos sanitários, eventos do agronegócio goiano voltam ao calendário do Estado.

19 de março de 2022

Tecnoshow volta a ser realizada em Rio Verde com uma edição maior que as anteriores

A tradicional Exposição Agropecuária de Goiás, mais conhecida como a Pecuária de Goiânia, está confirmada para 20 e 30 de maio, depois de dois anos sem ser realizada por conta da pandemia da Covid-19. Com a flexibilização dos protocolos sanitários, eventos do agronegócio goiano voltam ao calendário do Estado. É o caso também da Tecnoshow, que será realizado na primeira semana de abril em Rio Verde.

Entretanto, no caso da Pecuária, o evento deste ano ainda será num formato menor que os tradicionais realizados pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Será menor e mais voltado ao produtor rural, sem realização dos grandes shows sertanejos. A entidade tem expectativa alta para a geração de negócios.

“Estamos muito animados com as possibilidades de negócios, tanto para a comercialização de gado e maquinários, quanto para os utensílios. Não temos uma expectativa de valores para este ano, porque o evento será muito diferente do que vínhamos fazendo”, afirma o presidente da SGPA, Eurico Velasco.

“Estamos organizando a Exposição sem saber como estará a pandemia e a limitação de público em maio. Nosso público médio era de 60 mil pessoas por dia e sabemos que não será possível fazer isso mais. Então nós vamos fazer um evento para o produtor rural, com mais exposição de gados e máquinas, com rodeios e shows mais regionais”, diz Velazco.

Ampliar a feira
Já no caso da Tecnoshow, que será realizada de 4 a 8 de abril em Rio Verde, a organização decidiu ampliar a feira, uma das maiores do agronegócio brasileiro. “Foram dois anos sem ver novas tecnologias, herbicidas, maquinários e etc. O próprio produtor está ansioso para voltar à feira”, afirma o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia.

No ano de 2019, última edição do evento, a Tecnoshow movimentou R$ 3,4 bilhões. Para este ano, a estimativa da organização é de que os negócios gerados na feira superem essa cifra. “Tivemos muitos aumentos nos custos do produtor rural, por isso, esperamos a movimentação de um volume financeiro que supere a última edição, apesar dos últimos dois anos sem evento. Ampliamos a feira, vamos ter um público maior e estamos trabalhando muito para que isso aconteça”, diz Chavaglia.

Nesta edição, terá 600 expositores e uma expectativa de público de 200 mil pessoas nos cinco dias. Os organizadores estimam que 8 mil empregos temporários serão criados, direta ou indiretamente, durante a realização da feira.

O retorno dos grandes eventos no agronegócio goiano sinaliza o reaquecimento da economia, avalia o governo do Estado. “O retorno pleno de eventos de grande porte, como a Exposição Agropecuária e a Tecnoshow representam a última fase da retomada econômica de setores mais impactados negativamente pela pandemia de COVID-19. Assim como o setor cultural, o ramo de eventos foi o primeiro a parar e um dos últimos a retornar completamente”, diz o secretário estadual da Retomada, César Moura.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.