sexta-feira, 19 de abril de 2024
Goiânia ganhará a sua primeira fazenda urbana

Goiânia ganhará a sua primeira fazenda urbana

Construída no estacionamento do Passeio das Águas Shopping, a fazenda urbana da empresa BeGreen tem capacidade para produzir 2,7 toneladas de hortaliças por mês.

16 de março de 2022

A fazenda no shopping de Goiânia foi construída pela BeGreen, a maior rede de fazendas urbanas do País

Um novo conceito de produção de alimentos chega em Goiânia: a fazenda urbana. Construída no estacionamento do Passeio das Águas Shopping, a nova unidade da empresa BeGreen ocupa 1,1 mil metros quadrados, com capacidade para produzir 2,7 toneladas de hortaliças por mês. Isto equivale a cerca de 25 mil plantas, totalmente livres de agrotóxicos.

Contará com uma loja conceito, onde o público poderá comprar hortaliças e produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas, produtos de jardinagem, produtos de limpeza naturais e veganos e camisetas em colaboração com o nutricionista baiano Daniel Cady (marido da cantora Ivete Sangalo).

Goiânia ganhará também o serviço de assinaturas de box de hortaliças – moradores assinantes poderão receber as verduras – alfaces e outras folhosas – e temperos frescos em casa, colhidos no mesmo dia da entrega.

A fazenda do Passeio das Águas Shopping foi construída pela BeGreen, a maior rede de fazendas urbanas do País, que tem outras seis unidades no País. As atividades começam oficialmente no dia 25, quando consumidores poderão visitar e comprar os produtos presencialmente, no horário de funcionamento do shopping. Mas para conhecer a área interna, onde fica a grande estufa, será cobrado ingresso de R$ 25,00.

A fazenda conta com uma estufa desenvolvida pela BeGreen, onde as hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.

Livre de agrotóxico

Outro ponto chave é uma produção totalmente livre de agrotóxicos. Tendo como princípio base contribuir com a saúde dos consumidores, a BeGreen utiliza protocolos biológicos no cultivo e, dessa forma, o uso de pesticida é desnecessário. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com raiz.

De acordo com Fredson Dourado superintendente do Passeio das Águas Shopping, o objetivo da fazenda é gerar uma nova experiência na compra e no consumo de alimentos naturais em Goiás, que vai beneficiar diretamente os clientes e toda uma geração. “A BeGreen é uma novidade muito interessante, porque é um conceito novo para se trabalhar no shopping e para a cidade de Goiânia. A nossa expectativa é de que seja um empreendimento que tenha muita sinergia com a cidade”, diz.

“Nascemos para ser uma empresa de produção de hortaliças dentro da cidade, reduzindo o desperdício para taxas próximas a zero, não utilizando agrotóxico, diminuindo o consumo de água em 90% e controlando tecnologicamente a produção, de maneira que o metro quadrado seja mais produtivo. Nós também cuidamos da entrega para o consumidor final, no conceito ‘Da Fazenda para a mesa’ com taxa de entrega gratuita”, afirma Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.