sábado, 27 de abril de 2024
Incertezas sobre os impactos para Goiás da guerra na Ucrânia

Incertezas sobre os impactos para Goiás da guerra na Ucrânia

O impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia nos custos de produção e na balança comercial nacional e goiana foi tratado pelo Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). A opinião unânime dos participantes é de incertezas com sérias consequências para a economia mundial. “De imediato, já percebemos […]

28 de fevereiro de 2022

Everaldo Fiatkoski: “Se o dólar continuar caindo, teremos uma grande mudança na matriz do comércio internacional do País”

O impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia nos custos de produção e na balança comercial nacional e goiana foi tratado pelo Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). A opinião unânime dos participantes é de incertezas com sérias consequências para a economia mundial. “De imediato, já percebemos um aumento significativo no petróleo e de grãos. A Rússia é grande produtora de gás e petróleo, o que afeta a segurança energética de toda a Europa”, avaliou o diretor de operações do Grupo Porto Seco, Everaldo Fiatkoski.

“Percebemos uma forte recuperação econômica mundial após cinco meses das restrições sanitárias impostas, diferentemente do que ocorreu em outros momentos de recessão. Mesmo no Brasil, apesar de ainda não termos números consistentes de crescimento, percebemos essa retomada. O desafio agora é avaliar como a balança comercial brasileira vai se comportar diante de um movimento de desvalorização do câmbio. É fundamental assegurar competitividade para quem produz no Brasil. Se o dólar continuar caindo, teremos uma grande mudança na matriz do comércio internacional do País”, disse Fiatkoski.

O coordenador técnico da Fieg, Marcelo Ladvocat, pontuou que, considerando o conflito no Leste Europeu, o cenário internacional é totalmente incerto quanto ao tráfego de mercadorias. “Definitivamente, estamos num momento de parada total. A questão é bastante incerta, mas não creio que seja de longo prazo e com envolvimento de outras nações no conflito, aprofundando a crise entre Rússia e Ucrânia. De qualquer forma, o tráfego aéreo já é impactado fortemente, o que desdobra no câmbio”, analisou o economista.

Racionamento

A conselheira Solange da Mata Neves, da empresa LAXL Trade, observou que a China também passa por crise energética, com racionamento do insumo para o setor produtivo e população, com desdobramentos já percebidos para as indústrias goianas, inclusive com atraso nas entregas de mercadorias e insumos, o que pode ser aprofundado com o conflito na Europa, sobretudo pela Rússia ter expressivas reservas energéticas.

As empresas importadoras já enfrentam dificuldades com a falta de uniformidade de tratamento do Ministério da Agricultura nas análises de cargas. O problema, apontado pela conselheira Ludmila Campos, tem impactado 100% dos processos de importação, gerando atrasos e prejuízos para o setor produtivo. “O próprio escritório do Mapa em Goiás está de mãos atadas. Precisamos de uma articulação em Brasília para solução do problema”, afirmou.

Everaldo Fiatkoski reiterou as dificuldades e disse que o problema é nacional. “A falta de pessoal prejudica ainda mais o Mapa. Todas as regiões de portos secos e marítimos estão sendo prejudicados pelas intervenções do ministério, com atrasos nas inspeções, causando prejuízos com armazenagem”.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.