quinta-feira, 25 de abril de 2024
Faturamento de shoppings cresceu 23,6% em 2021

Faturamento de shoppings cresceu 23,6% em 2021

O setor de shopping centres registrou o faturamento de R$ 159,2 bilhões em 2021, uma alta de 23,6% em relação a 2020 (R$128,8 bilhões), de acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2021-2022, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

21 de fevereiro de 2022

O setor de shopping centres registrou o faturamento de R$ 159,2 bilhões em 2021, uma alta de 23,6% em relação a 2020 (R$128,8 bilhões), de acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2021-2022, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O resultado mostra a recuperação dos shoppings ao longo do ano passado, período ainda marcado por restrições de funcionamento e retomada gradual da atividade econômica no país. Na variação regional, o crescimento do faturamento em 2021, sobre o período anterior, foi maior na Região Norte (+29,4%), seguida pelas regiões Nordeste (+25,8%), Sudeste (+ 24,9%), Centro-Oeste (+21,4%) e Sul (+15,1%).

Para 2022, a projeção é de um aumento de 13,8% nas vendas, que devem se aproximar dos níveis pré-pandemia. Em termos de expansão, em 2019 apenas 10% dos shoppings tinham planos de expandir. Apesar da pandemia, em 2021, 8% passaram por algum tipo de expansão. Para os próximos anos, 28% dos shoppings pretendem expandir, o que demonstra o elevado grau de confiança do setor.

“O resultado positivo do ano passado é um grande indicativo de como o setor se fortaleceu, após as restrições de funcionamento, e está caminhando para a recuperação total das perdas do período pandêmico. Os consumidores foram seguros às compras em 2021 e aos poucos vão retomando o hábito de frequentar shopping centers, com cada vez mais pessoas vacinadas e protocolos de higiene mais atrelados à rotina, o que garante maior tranquilidade e confiança a todos. Nossa expectativa é de um setor ainda mais forte este ano, impulsionado pela melhora macroeconômica do país e aumento do emprego”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.


Inaugurações

Em 2021, foram inaugurados cinco shopping centers. Neste ano, a previsão é de 13 novas inaugurações, sendo cinco na Região Sudeste, três na Região Nordeste, três na Região Sul e dois na Região Centro-Oeste. Em Área Bruta Locável (ABL), essa expansão representa um aumento de 1,5% sobre o ano anterior, com um total de 17,2 milhões de metros quadrados, ante os 16,9 milhões apontados em 2020.

O número de lojas também cresceu e chegou a 112 mil, um acréscimo de 1,5% na comparação com 2020 (110 mil lojas). O número médio de visitantes ao mês foi de 397 milhões, o que representa uma elevação de 16,4% sobre 2020, quando a média mensal foi de 341 milhões de pessoas. Em 2021, o setor gerou 1,02 milhão de empregos, alta de 2,1% em comparação ao ano anterior (998 mil postos). Já as vagas de estacionamento totalizaram 1,018 milhão, acréscimo de 1,5%.

Diferentemente de 2020 – quando a taxa de vacância atingiu 9,3% -, a taxa verificada no ano passado reduziu em cerca de 60%, devido a recuperação do setor, e registrou 6,1% em dezembro, se aproximando dos patamares pré-pandemia (4,2% em fevereiro de 2020).

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