sexta-feira, 26 de abril de 2024
Falências e recuperações judiciais crescem em Goiás

Falências e recuperações judiciais crescem em Goiás

Foram 43 falências decretadas no ano passado (número um pouco maior do que as 39 de 2020; em 2019 foram 64) e 201 pedidos de recuperação judicial (foram 165 no ano anterior e 181 em 2019).

10 de fevereiro de 2022

Depois de uma queda considerável em 2020, o movimento falimentar em Goiás voltou a subir em 2021. Dados do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO) mostram elevação tanto no número de falências quanto no pedido de recuperações judiciais. Foram 43 falências decretadas no ano passado (número um pouco maior do que as 39 de 2020; em 2019 foram 64) e 201 pedidos de recuperação judicial (foram 165 no ano anterior e 181 em 2019).

Segundo o advogado Hanna Mtanios, especialista em processos de recuperação judicial, os números refletem a continuidade das dificuldades das empresas no ambiente de fraqueza da economia brasileira, ainda sob os efeitos da pandemia de coronavírus. Para ele, a lei faculta à empresa renegociar suas dívidas para evitar a falência.

“Quando uma empresa fecha, toda uma cadeia produtiva é afetada, com impacto na sociedade com perda de empregos e geração de impostos. O juiz sempre leva isso em conta na avaliação dos planos de recuperação judicial”, diz Hanna. O advogado acredita que 2022 pode configurar uma retomada do ambiente econômico que possa ajudar tanto as empresas que seguem resistindo à crise quanto as que estão em recuperação judicial.

Em período de crise, como a que vivemos, a recuperação judicial, segundo Hanna, pode ser um bom remédio para as empresas, porque podem renegociar as dívidas. É a oportunidade que o devedor tem de reunir os credores e renegociar a forma, valor e estabelecer novos critérios de pagamento da dívida. “Dá uma nova modulação para a dívida já existente e, naturalmente, continuar com o negócio em atividade, mantendo empregos, a fonte produtora de renda, pagamento de impostos e tudo mais”, frisa.

Brasil
Segundo relatório publicado pelo Serasa Experian, o Brasil teve queda de 9,8% no número de empresas que decretaram falência em 2021 – foram 622 fechadas contra 690 em 2020. Na área de recuperações judiciais, os números nacionais mostraram aumento, como em Goiás. Ao todo, 617 empresas tiveram o requerimento de recuperação concedido em 2021, enquanto em 2020, foram 467 concessões.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.