sexta-feira, 26 de abril de 2024
Parceria pode criar 100 novas cooperativas em Goiás

Parceria pode criar 100 novas cooperativas em Goiás

O Sistema OCB/GO e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) firmaram convênio hoje de manhã (28/9) em Goiânia para conceder desconto de 80% nos pedidos de constituição de cooperativas goianas, inseridas no projeto Incubacoop Goiás que é realizado em parceria com o Estado. A estimativa é que o benefício será fundamental para estimular […]

28 de setembro de 2021

Presidente da OCB/GO, Luís Alberto comemora redução de custos para abertura e formalização de cooperativas em Goiás

O Sistema OCB/GO e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) firmaram convênio hoje de manhã (28/9) em Goiânia para conceder desconto de 80% nos pedidos de constituição de cooperativas goianas, inseridas no projeto Incubacoop Goiás que é realizado em parceria com o Estado. A estimativa é que o benefício será fundamental para estimular a criação e, principalmente, a formalização de novas cooperativas em Goiás. “Acreditamos que, com a redução destes custos, será possível termos 100 novas cooperativas formalizadas no período de um ano em Goiás”, estima o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg, disse que o desconto é o primeiro passo. “Estamos fomentando a criação e a regularização de cooperativas. Algumas já existem informalmente e agora poderão ser formalizadas. Esse desconto de 80% é para ajudar que têm dificuldade de passar para a formalidade e ter acesso aos serviços do Sistema OCB/GO e benefícios do governo do Estado. Formalizadas, poderão ter acesso às oportunidades que uma empresa normal tem, como solicitar empréstimos”, disse.

O secretário estadual César Moura lembrou que no início da Secretaria da Retomada as análises mostravam que nas regiões onde o cooperativismo é forte, o impacto econômico e social da pandemia foi menor em Goiás. “Uma pequena cooperativa já começa com 20 pessoas, gerando emprego e renda. É uma saída para esse momento de pandemia para ajudar algumas pessoas a retomar uma atividade formal. Esperamos não viver outra pandemia, mas sabemos que crises econômicas são cíclicas e que de dois em dois anos elas batem em nossas portas”, enfatizou.

Regras

Estão aptas a receber o benefício as cooperativas que fazem parte do programa Incubacoop Goiás, incubadora e aceleradora de novas cooperativas, registradas ao sistema OCB/GO; excetuando aquelas que contemplem em seu objeto social atividades econômicas de crédito, mineração, lazer, saúde e infraestrutura e os pedidos de registro de abertura de filial. Para a concessão do desconto deverá ser observado o porte, o ramo de atividade, o capital social e a quantidade de filiais da sociedade cooperativa.

A verificação do cumprimento dos requisitos será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Retomada. Para pleitear o desconto, a parte interessada deverá preencher formulário próprio e submeter à análise junto à Secretaria de Estado da Retomada, conforme orientações e procedimentos disponíveis no site da Juceg (www.juceg.go.gov.br).

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.