quarta-feira, 24 de abril de 2024
Pequenos negócios geram 75% dos empregos em Goiás

Pequenos negócios geram 75% dos empregos em Goiás

O Estado de Goiás criou 77.785 empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Desse total, 58.150 vagas, ou quase 75%, foram geradas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) , de acordo com o Relatório Sebrae-Caged. Em decorrência desse desempenho, elas já estão sendo consideradas as “locomotivas da economia”. Apenas no mês de junho, […]

9 de agosto de 2021

arte da equipe da Brasil Imports que atua no segmento de vestuário infantil

O Estado de Goiás criou 77.785 empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Desse total, 58.150 vagas, ou quase 75%, foram geradas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) , de acordo com o Relatório Sebrae-Caged. Em decorrência desse desempenho, elas já estão sendo consideradas as “locomotivas da economia”. Apenas no mês de junho, o saldo positivo foi de 10.837 empregos, o que segundo analistas aponta para uma retomada da atividade econômica.

No período de janeiro a junho de 2021, conforme o Relatório Sebrae-Caged, o setor de serviços liderou a geração com de 24.008 novas vagas, seguido do comércio, com 12.852; indústria, com 9.402, e construção, com 7.703. Também em junho último, essa ordem permaneceu inalterada: serviços com 4.257, comércio com 3.199, indústria com 1.746 e, finalmente, a construção com 1.437.

Quem exemplifica bem essa situação é o empreendedor Whelvisneidy Cortes Naves, que atua no segmento de vestuário infantil com a empresa Brasil Imports – Eireli. Naves focou no varejo online e viu as suas vendas aumentarem exponencialmente. Em decorrência disso, apenas no primeiro semestre deste ano, ele contratou mais 27 funcionários. “O mercado está muito aquecido em nosso segmento e vamos nos preparar, no segundo semestre, para participar da melhor Black Friday de todos os tempos”, explica.

Atualmente, o empreendedor gera um total de 79 empregos. Como está bastante otimista com o cenário econômico do segundo semestre, ele cogita contratar mais 12 funcionários para compor a sua equipe, especialmente para o quarto trimestre do ano. “Estamos avaliando esta possibilidade porque a nossa intenção é entregar uma ótima oportunidade de compra para os nossos clientes”, revela. Naves informa que conta com a consultoria do Sebrae para o planejamento da empresa.

O diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, confirma o cenário econômico positivo para os pequenos negócios nesse primeiro semestre de 2021, depois de um desempenho negativo no mesmo período do ano passado. “Estamos vendo uma forte retomada da economia, que se reflete na Bolsa de Valores, na queda das taxas de câmbio e na melhoria de desempenho dos pequenos negócios”, analisa. Ele cita também o saldo positivo de mais de 34 mil novos negócios que foram abertos apenas em Goiás nesse primeiro semestre de 2021.

Para Marcelo Lessa, esses indicadores apontam para uma retomada efetiva da economia nesse ano. “Estamos na expectativa de que, especialmente no segundo semestre, teremos um crescimento expressivo, notadamente para os pequenos negócios”, frisa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.