terça-feira, 23 de abril de 2024
Pandemia faz Goiás bater recordes em testamentos

Pandemia faz Goiás bater recordes em testamentos

O impacto das mais de 500 mil mortes causadas pela pandemia da Covid-19, sendo mais de 19,2 mil em Goiás, segue alterando os hábitos das famílias. A pandemia fez que nos primeiros cinco meses de 2021 Goiás registrasse o maior número de testamentos feitos pelos Cartórios de Notas na história neste período, atingindo a marca […]

5 de julho de 2021

O impacto das mais de 500 mil mortes causadas pela pandemia da Covid-19, sendo mais de 19,2 mil em Goiás, segue alterando os hábitos das famílias. A pandemia fez que nos primeiros cinco meses de 2021 Goiás registrasse o maior número de testamentos feitos pelos Cartórios de Notas na história neste período, atingindo a marca de 658 atos praticados. O número é 72% maior do que os 383 atos do mesmo período do ano passado e 52% maior que as 433 lavraturas testamentárias de 2019, até então o ano com o maior número de testamentos realizados em Goiás.


De acordo com o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás, Alex Valadares Braga, o número crescente de mortes em Goiás tem feito as pessoas pensarem mais em fazer o planejamento sucessório. “Diante desse cenário difícil, a população tem buscado realizar o testamento, por ser a melhor maneira de assegurar sua vontade, por meio da orientação legal de um notário sobre como realizar a distribuição de bens de acordo com a legislação vigente”.

O testamento tem se tornado um instrumento eficaz para realização de um planejamento patrimonial efetivo, evitando desavenças entre os herdeiros, otimizando a transmissão patrimonial e a gestão dos ativos familiares. Pode ainda beneficiar terceiros não incluídos entre os herdeiros necessários, assegurar mais garantias no futuro ao cônjuge ou companheiro e até mesmo reconhecer um filho.


No Brasil também houve aumento expressivo no número de atos realizados no período. Os dados mostram aumento de 40% de janeiro a maio deste ano em relação a 2020, ou seja, 13.924 testamentos foram realizados, contra os 9.865 atos realizados no mesmo período do ano passado. Em relação ao mesmo período em 2019, o aumento foi de 12%. Um total de 12.402 lavraturas testamentárias, o maior número de testamentos realizados no Brasil, foram realizadas no ano.

Testamento Vital
No Brasil, o crescimento se deu não somente com os documentos feitos para valer após a morte do usuário, mas também em atos que podem valer ainda em vida. Conhecido pelo nome técnico de Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs), mas popularmente chamado de testamento vital, os documentos que permitem que as pessoas, antecipadamente, expressem suas escolhas quanto às diretrizes de um tratamento médico futuro, caso fiquem impossibilitadas de manifestar sua vontade em virtude de acidente ou doença grave, tiveram crescimento de 85% nos primeiros cinco meses em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o maior número da história para estes em cinco meses.


Em números absolutos foram realizados 296 testamentos vitais entre os meses de janeiro a maio deste ano frente a 160 realizados no mesmo período do ano passado. Na comparação com 2019, portanto antes do início da pandemia, o aumento foi de 16%, em relação às 255 lavraturas realizadas no ano retrasado.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.