sexta-feira, 26 de abril de 2024
Frigol fecha as portas e demite 410 funcionários em Goiás

Frigol fecha as portas e demite 410 funcionários em Goiás

A Frigol anunciou o encerramento das operações na unidade fabril de Cachoeira Alta, em Goiás, que será devolvida até maio ao proprietário, um ano e meio antes do fim do prazo do contrato de arrendamento. O frigorífico, que tinha capacidade para abater 450 animais por dia e chegou a 81.455 cabeças no ano passado, já […]

6 de abril de 2021

A Frigol anunciou o encerramento das operações na unidade fabril de Cachoeira Alta, em Goiás, que será devolvida até maio ao proprietário, um ano e meio antes do fim do prazo do contrato de arrendamento. O frigorífico, que tinha capacidade para abater 450 animais por dia e chegou a 81.455 cabeças no ano passado, já estava com as atividades interrompidas desde março, quando a empresa deu férias coletivas.

Pelo período de 30 dias, os 410 funcionários demitidos receberão carta de referência, possibilidade de vaga em outra unidade, sem entrar no processo seletivo e suporte na busca de novas oportunidades de emprego na cidade e região. Outros 30 terceirizados também foram dispensados. Em nota, a empresa também promete se empenhar para manter o relacionamento e os negócios com os pecuaristas da região, absorvendo parcialmente os animais pela planta de Lençóis Paulista (SP).

Com poucas habilitações para exportar, o frigorífico obtinha 80% das vendas no mercado brasileiro. Para analistas do setor, o fim das operações em Cachoeira Alta mostra as dificuldades para operar uma unidade dedicada ao mercado doméstico. Além do boi caro, a demanda por carne no Brasil caiu diante dos preços altos e da renda comprimida da população.

A estratégia da Frigol é concentrar a operação nos frigoríficos próprios – Lençóis Paulista, em São Paulo; e São Félix do Xingu e Água Azul do Norte, no Pará. Essas três unidades, com várias habilitações para exportação para diferentes mercados, vão assegurar a disponibilidade de produtos para os mercados interno e externo. As vendas externas são destinadas para mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, oriente Médio, Ásia e África.

“A decisão é fruto de criteriosa e detalhada análise do portfólio de seus ativos operacionais, diante um quadro estrutural de severa restrição na oferta de animais prontos para abate em combinação ao enfraquecimento da demanda no mercado interno, que levaram a empresa a aumentar seu foco no mercado externo”, frisa a nota da empresa. Além desses aspectos, especificamente relativos à planta de Cachoeira Alta, por ser arrendada, pesam fatos adicionais como a baixa atratividade por investimentos que poderiam permitir o direcionamento de produtos ao mercado externo.

“Essa decisão se soma às demais iniciativas que a Frigol vem adotando com o objetivo de assegurar melhor eficiência operacional e resultados sustentáveis. A companhia permanece atenta a novas oportunidades para expansão dos seus negócios em linha com seu plano estratégico”, enfatiza.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.