Confiança da indústria atinge o maior nível em dez anos

Confiança da indústria atinge o maior nível em dez anos

28 de dezembro de 2020

A confiança da indústria voltou a subir em dezembro, a oitava alta mensal consecutiva, chegando ao maior patamar em mais de dez anos e meio, mantendo no final do ano uma tendência de recuperação iniciada no segundo trimestre, anunciou nesta segunda-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV).  O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve alta de 1,8 ponto em dezembro, a 114,9 pontos, uma máxima desde maio de 2010, quando havia alcançado 116,1 pontos.

“Após atingir o fundo do poço em abril, a recuperação da confiança, impulsionada pelos Bens Intermediários, indica que o setor esteja em uma conjuntura favorável, com aceleração da demanda e estoques ainda em nível considerado baixo”, avaliou em nota a economista da FGV-Ibre Renata de Mello Franco.

Segundo a FGV, o resultado de dezembro reflete tanto as melhores avaliações dos empresários em relação à situação atual quanto perspectivas mais otimistas para os próximos três e seis meses. 

O Índice de Situação Atual (ISA) ganhou 1,7 ponto, a 119,9 pontos, máxima já registrada na série, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu também, 1,7 ponto e foi a 109,6 pontos, seu maior patamar desde maio de 2011. Entretanto, Renata Franco destacou a tendência de desaceleração das taxas de crescimento tanto do momento atual quanto das perspectivas futuras.

“Apesar das expectativas em geral indicarem otimismo, a incerteza elevada, a falta de matérias primas, a elevação de preços e a cautela dos consumidores têm deixado os empresários cautelosos em relação ao segundo trimestre”, afirmou.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Confiança da indústria atinge o maior nível em dez anos”

  1. Muito bom!
    Esse otimismo gera crescimento econômico e aumenta vagas de emprego!