sexta-feira, 26 de abril de 2024
Vendas de carros novos batem recorde em Goiás

Vendas de carros novos batem recorde em Goiás

Com 7.322 automóveis e utilitários leves novos vendidos, novembro foi o melhor mês de 2020 e o melhor novembro dos últimos seis anos em Goiás, de acordo com o Sindicato dos Concessionários Distribuidores de Veículos do Estado de Goiás (Sincodive-GO). Mesmo com a pandemia do coronavírus, as vendas cresceram 7,46% em relação a outubro (6.814) […]

22 de dezembro de 2020

Com 7.322 automóveis e utilitários leves novos vendidos, novembro foi o melhor mês de 2020 e o melhor novembro dos últimos seis anos em Goiás, de acordo com o Sindicato dos Concessionários Distribuidores de Veículos do Estado de Goiás (Sincodive-GO). Mesmo com a pandemia do coronavírus, as vendas cresceram 7,46% em relação a outubro (6.814) deste ano e 19,10% quando comparadas às de novembro do ano passado, quando foram comercializadas 6.148 unidades. No acumulado do ano, o setor registra queda de 9,73% em relação ao mesmo período de 2019.

“A falta de produtos está acelerando as vendas. Além do mais, as concessionárias oferecem descontos nos carros novos. Também não podemos desconsiderar as boas notícias sobre a vacina contra o coronavírus, queda do dólar e o bom desempenho da Bolsa de Valores. Isso tudo tem ajudado a acelerar as vendas. Enfim, apesar das preocupações, o futuro está se apresentando mais animador”, afirmou o diretor executivo do Sincodive-GO, Lincon Vargas da Silva, ao explicar os ótimos resultados do mês passado.

A tendência de otimismo cresce ainda mais no setor com o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais apontamentos do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.

“O carro ganhou um papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. Sobre o perfil do estudo, ele conta que a maior parte dos respondentes é de homens casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararam possuir um ou dois carros atualmente. O estudo traz insights de pessoas que têm interesse em comprar um carro e permite analisar seus diferentes comportamentos.

“A nova pesquisa Webmotors revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”, afirmou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Pesquisa
A pesquisa é dividida em dois perfis de entrevistados, onde 75% são clientes que possuem carro atualmente, e outros 25% que não possuem um automóvel. Entre os entrevistados que possuem carro, 19% alegam interesse por um modelo zero km, sendo que, desse volume, 33% dos interessados possuem idade acima de 65 anos. Comparando com clientes que não possuem carros, existe uma diferença de 7 pontos percentuais, já que apenas 12% destes têm interesse por um carro novo, sendo que 23% das menções são de usuários a partir de 45 anos.

Sobre a escolha das carrocerias, para os respondentes que não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41%. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: modelos SUV (32%) e sedã (30%) ganham força entre pessoas com idade de 45 a 65 anos.

Já para os entrevistados que possuem um automóvel, SUV é a carroceria com maior intenção de compra, com 38%. No caso desse perfil de veículo, chamou a atenção que 69% dos usuários que já possuem um SUV, têm preferência por manter-se no segmento no momento da troca. Além disso, usuários de 18 a 34 anos têm maior preferência por sedã, e a partir dos 35 anos a SUV é novamente a principal escolha com mais de 40% das menções.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.