sexta-feira, 26 de abril de 2024
Pequenos negócios recuperam empregos em Goiás

Pequenos negócios recuperam empregos em Goiás

A empresária Walkiria Ribeiro adquiriu franquia da loja Carmen Steffens (CS Concept) em outubro do ano passado, mas logo em seguida precisou fechar as portas. Foram cinco meses com a loja aberta e depois quatro meses com ela fechada. Em agosto, com o momento um pouco melhor, contratou uma nova gerente financeira para o lugar […]

10 de dezembro de 2020

Walkiria Ribeiro decidiu empreender depois de 25 anos no serviço público

A empresária Walkiria Ribeiro adquiriu franquia da loja Carmen Steffens (CS Concept) em outubro do ano passado, mas logo em seguida precisou fechar as portas. Foram cinco meses com a loja aberta e depois quatro meses com ela fechada. Em agosto, com o momento um pouco melhor, contratou uma nova gerente financeira para o lugar de outra que tinha deixado a empresa em março. Além da gerente, outras quatro consultoras trabalham na loja de 131 m² localizada no Shopping Bougainville, em Goiânia.


A história da Walkiria é o retrato de recente levantamento do Sebrae mostrando que as micro e pequenas empresas recuperaram grande parte dos empregos perdidos durante a pandemia no País. Em Goiás, as MPEs geraram de janeiro a outubro 22,5 mil novos empregos. No País, foram 271 mil postos de trabalho, representando 68,6% do total de novas vagas. “O saldo de empregos gerados pelas MPEs, em outubro, foi o melhor resultado alcançado por elas neste ano, mostrando que a retomada do emprego no país vem sendo puxada por esse nicho de empresas”, avalia Derly Fialho, diretor do Sebrae Goiás.


Para a empresária, os maiores desafios desse período de pandemia têm sido o aprendizado e o crescimento das vendas online, bem como o pós-venda neste formato. Walkiria explica que um dos diferenciais de sua empresa sempre foi o atendimento e o relacionamento próximo com a clientela. A franquia é referência no mercado de calçados, bolsas e acessórios de luxo no Brasil e a loja da Walkiria – formato Concept – oferece diversos produtos, os masculinos da marca Rafael Steffens, e os da linha comfort.


Walkiria diz ainda que não recuperou o capital investido e, mesmo com a melhoria das vendas, elas ainda não estão como no período anterior à crise provocada pela pandemia. “Mesmo com os shoppings abertos, sinto saudades das senhoras que vinham comprar a linha comfort, por exemplo, porque essas ainda não saem de casa”, explicou. Atualmente, consultores do Sebrae Goiás estão avaliando a empresa para oferecer soluções para este período. “Sinto como se estivesse regando uma sementinha a cada dia”, comparou Walkiria.

Números do Caged


• As MPE geraram (em outubro) um saldo líquido de 270.913 empregos. Já as
médias e grandes geraram um saldo de 123.100 vagas.
• No acumulado entre janeiro e outubro, as micro e pequenas empresas
apresentam saldo negativo de 26.098 vagas. Já as médias e grandes acumulam saldo negativo de 215.291. No geral, o país apresenta um saldo acumulado (janeiro a outubro) de -171.139 vagas
• Os setores que apresentaram os melhores resultados em outubro foram:

Comércio
Micro e pequenas empresas: 93.643 vagas
Médias e grandes: 18.676 vagas

Serviços
Micro e pequenas empresas: 92.004 empregos
Médias e grandes: 67.387

Indústria
Micro e pequenas empresas: 57.373 empregos
Médias e grandes: 27.501

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.