sexta-feira, 26 de abril de 2024
Poucos brasileiros sabem lidar com dinheiro

Poucos brasileiros sabem lidar com dinheiro

Quase todos os brasileiros (97%) afirmam ter dificuldade em lidar com o próprio dinheiro e, por falta dessa falta de confiança nas próprias decisões econômicas, 46% da população prefere nem olhar para o próprio dinheiro porque acredita estar fazendo algo errado. Entre os jovens, 98% afirmam ter dificuldade em lidar com as finanças. A sensação […]

15 de novembro de 2020

Quase todos os brasileiros (97%) afirmam ter dificuldade em lidar com o próprio dinheiro e, por falta dessa falta de confiança nas próprias decisões econômicas, 46% da população prefere nem olhar para o próprio dinheiro porque acredita estar fazendo algo errado. Entre os jovens, 98% afirmam ter dificuldade em lidar com as finanças. A sensação de incapacidade em lidar com o dinheiro está diretamente relacionada à baixa autoestima financeira. Muitos acreditam que há apenas uma forma certa de pensar sobre a vida financeira e que é preciso muito conhecimento técnico ou matemático para juntar dinheiro, investir e organizar as contas.

É o que aponta a pesquisa “Dinheiro Tabu”, publicada pelo Itaú Unibanco e realizada pelo Datafolha e a Box 1824. O estudo foi feito a partir de questionários respondidos por 2.071 mil pessoas em todo o país, sendo 49% homens e 51% mulheres das classes A,B,C, D e E, com idades entre 16 e 65 anos, além de conversas presenciais com grupos focais em quatro cidades.

Conforme a pesquisa, 81% acreditam que a sua situação financeira irá melhorar nos próximos 5 anos – o histórico de sucessivas crises econômicas no país e a dificuldade em planejar ajudaram os brasileiros a desenvolver uma postura muitas vezes mais otimista do que planejada em relação às finanças. No campo familiar, 73% dos brasileiros declaram procurar alguma pessoa íntima (parente ou amigo) quando precisam de ajuda nas decisões financeiras. O desafio nessa dimensão é que nem sempre as melhores referências sobre a vida financeira vêm de casa. Em todas as faixas etárias, 50% dos brasileiros acreditam que na idade deles os pais já tinham conquistado bem mais coisas.

Conflitos

Lidar com o dinheiro também significa lidar com sentimentos conflitantes: ele pode acabar com amizades, famílias e casamentos para 86% dos brasileiros, mas é também é um meio fundamental para conquistar objetivos e manter o padrão de vida, o que leva as pessoas a ter culpa (por ter demais ou de menos) e receio de como vão ser percebidas pelos outros. 89% dos brasileiros concordam com a frase: “Todo mundo diz que dinheiro não é tudo, mas se você aparecer malvestido ou com um carro velho em frente aos amigos, todo mundo vai reparar”.

Conforme o estudo, 66% dos brasileiros declaram preferir ter mais tempo com a família e com os filhos – mesmo que isso signifique abrir mão de parte da renda – e 62% acreditam que quem controla demais o dinheiro não aproveita a vida.

“A pesquisa nos mostra que as pessoas entendem o dinheiro a partir de uma lógica matemática, que demanda conhecimento meramente técnico. Entendemos que o caminho para uma relação mais saudável com finanças depende também de um olhar mais humano para essa questão, que contribua para substituir sentimentos negativos como culpa e vergonha por orgulho, confiança e responsabilidade”, diz Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.