sexta-feira, 26 de abril de 2024
Competências emocionais viram requisito para sucesso no pós-pandemia

Competências emocionais viram requisito para sucesso no pós-pandemia

Segundo pesquisa da PwC, feita com cerca de 1.200 líderes e RH de empresas, 87% dos entrevistados consideram o desenvolvimento de habilidades humanas como uma das principais competências para preparar as organizações para o futuro. Não à toa, desde o início da pandemia, o SebraeDelas busca capacitar mulheres em temas que vão de liderança à gestão para vendas. Ontem, […]

28 de outubro de 2020

Atendimentos no salão voltaram ao normal nas últimas semanas

Segundo pesquisa da PwC, feita com cerca de 1.200 líderes e RH de empresas, 87% dos entrevistados consideram o desenvolvimento de habilidades humanas como uma das principais competências para preparar as organizações para o futuro. Não à toa, desde o início da pandemia, o SebraeDelas busca capacitar mulheres em temas que vão de liderança à gestão para vendas. Ontem, 28/10, de forma virtual, foi realizada a segunda Mentoria Delas deste mês e outubro.

Uma das mentoras do projeto, Elienai Pereira, 39, explica que no ambiente virtual ocorre a troca de experiências com as mulheres empreendedoras goianas. Elienai é especialista em inteligência emocional, trabalha com liderança, gestão de pessoas e equipes de vendas há mais 20 anos. Atualmente, ela trabalha ainda na edição de livro sobre o assunto e frisa que é chegada a hora de falar em liderança feminina.

Para a mentorada Valéria Pereira Batista Peixoto, 30, o momento é oportunidade para aprender e superar bloqueios estruturais. “Eu não sou uma pessoa dominante, então é preciso achar um norte para sobressair no mercado”, avalia.

Valéria é dona de uma esmaltaria em Goianira (GO) e relata que busca com a mentoria ampliar horizontes de atuação e trocar de experiências. “A pandemia mudou completamente nosso negócio”, explicou a empresária ao falar sobre as medidas sanitárias de contenção ao coronavírus e sobre como chegou a perder 80% dos clientes durante a pandemia. 

Elienai comenta que os encontros servem para aprender com as experiências dos outros. Cada sala virtual tem entre seis e dez mulheres empreendedoras. “A questão dos valores femininos influenciam muito nas decisões as mulheres. Muitas vezes elas preferem fazer a transição de carreira e partir para o empreendedorismo para ter mais autonomia e tempo para cuidar da família”, explica.

Quando se fala em competências emocionais, Elienai explica que isso significa entrar no universo do outro, seja do cliente final, stakeholders ou colaboradores, entender suas necessidades intrínsecas e extrínsecas para oferecer a melhor solução. Para a especialista, as habilidades humanas estão cada vez mais sendo relevantes para o mercado porque o trabalho repetitivo e mecânico podem ser feitos por qualquer máquina. 

Para exemplificar a influência da cultura patriarcal, a especialista relata experimento da jurista norte americana Joan C Willians que pediu que pessoas descrevessem um profissional típico de sucesso. A grande maioria fez um retrato falado de um homem, de gravata, terno, portando uma pasta executiva, descendo de um carro de luxo preto. “Ainda temos muito a avançar, porque mesmo mais qualificadas as mulheres ainda ocupam poucos cargos de direção”, resumiu Elienai.

A Mentoria Delas teve sua primeira edição em novembro do ano passado, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Neste ano, pelo formato digital, o evento conta com cinco temáticas: Planejamento estratégico e financeiro; liderança – líder coach; gestão de marcas; marketing digital e gestão de vendas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.