Estado e Delfire oficializam fábrica de armas para Anápolis

Estado e Delfire oficializam fábrica de armas para Anápolis

13 de agosto de 2020

O governador Ronaldo Caiado assinou nesta quinta-feira (13/08) protocolo de intenções para garantir incentivo fiscal ao investimento da empresa Delfire Fire Arms (DFA) para a produção de armas leves no Daia, em Anápolis. O investimento não foi revelado. No início deste ano, a empresa goiana já teve autorização do Estado Maior do Exército Brasileiro para fabricar em Goiás pistolas e rifles da marca eslovena Arex.

O início da operação da fábrica está prevista para o próximo ano, com a expectativa de gerar 195 empregos diretos, para a produção anual de 90 mil pistolas calibres 380 e 9mm. O foco inicial da empresa, comandada pelos empresários Augusto de Jesus Delgado e Gustavo Daher Delgado, será o mercado civil e a venda direta para policiais e militares. As instalações no Daia estão praticamente prontas em área de 10 mil metros quadrados, onde inicialmente eram produzidos extintores pela mesma empresa goiana.

É a primeira vez, em 80 anos, que o Exército autoriza uma fábrica de armas leves a se instalar no Brasil. Outras empresas estrangeiras também tentaram, mas não conseguiram. A austríaca Glock e a alemã Sig Sauer chegaram a pedir autorização, sem sucesso. O terreno onde será instalada a fábrica de armamentos foi concedido pelo Estado à Delfire por meio de subsídio. O contrato que estabelece os incentivos à Delfire prevê R$ 6,4 bilhões em créditos tributários para até 2040.

A Delfire chegou a tentar uma parceria com outra fabricante estrangeira de armas, a Caracal, dos Emirados Árabes. Em 2016, o governo de Goiás até assinou um protocolo de intenções de investimento com o governo dos Emirados. O projeto, no entanto, não avançou. Após o encerramento das tratativas com a Caracal, a DFA passou a importar armamentos da Arex. De acordo com o governo de Goiás, a DFA estima faturamento de aproximadamente R$ 2,5 bilhões em cinco anos.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.