Startup goiana lança creme inovador com apoio da UFG

Startup goiana lança creme inovador com apoio da UFG

5 de agosto de 2020

Fundador da empresa, Gustavo Henrique Rocha ainda é aluno de Engenharia Química (UFG)

A Nutricandie, startup goiana que produz cremes de chocolate à base de cenoura e beterraba, lançou novo creme de baixas calorias, processado com cacau e maçã, sem adição de açúcar, zero glúten e lactose. O produto tem como diferenciais alto teor de fibras alimentares e a ausência de gorduras. “No consumo imediato, como ingrediente de receita ou food service, a experiência sensorial será a mesma que os chocolates tradicionais. A vantagem é que os amantes de doces poderão comer sem culpa”, afirma o fundador da empresa, o jovem empresário Gustavo Henrique Rocha, que é aluno do nono período do curso de Engenharia Química (UFG).

Os testes para a criação do novo creme de chocolate foram realizados em laboratórios da Universidade Federal de Goiás pelo próprio Gustavo Rocha. O projeto piloto baseou-se no desenvolvimento de um protótipo e em testes de aceitabilidade e engajamento com um creme de cacau mais fortificado e com maior valor agregado. “A aceitação foi surpreendente, estamos nos preparando para alcançar novos mercados”, diz.

O empreendimento começou em 2014, quando Gustavo Rocha, então com 15 anos de idade, pesquisou e desenvolveu um chocolate nutritivo preparado com vegetais em substituição ao leite e aditivos para a sua irmã mais nova, que estava com sobrepeso e necessitava de uma dieta mais magra. No ano seguinte, quando cursava o ensino técnico em Química, no Instituto Federal de Goiás, criou o projeto de empreendedorismo em alimentação Le Petit. Em seguida, já como acadêmico de Engenharia Química, obteve o primeiro lugar na Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG.

Em 2017, o Le Petit foi convidado para o programa do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. “A parceria é muito importante, pois oferece espaço físico com preço acessível, assessorias e consultorias em diversas áreas, além de estar firmada com uma instituição de tanto respeito como a UFG”, afirma Gustavo Rocha. No mesmo ano, o projeto Le Petit transformou-se em Nutricandies, que foi ranqueada, no mesmo ano como Top 5 do Brasil da área da alimentação pelo movimento 100 Open Startups. No ano seguinte, a Nutricandies foi selecionada como Top 10 no ranking mundial do movimento Thought for Food, concorrendo com mais de 800 equipes de 160 países, passando a integrar a rede unificada para a promoção da alimentação de 9 bilhões de pessoas até 2050.

Os recursos obtidos pela Nutricandies, através do edital de apoio a Projetos Inovadores da Funtec, Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis, têm contribuído para elevar os investimentos da startup. Os recursos são investidos em pesquisas, qualidade e ampliação da linha de produtos.

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