sexta-feira, 26 de abril de 2024
OCB cria cinco núcleos regionais em Goiás

OCB cria cinco núcleos regionais em Goiás

Com o objetivo de integrar e fortalecer mais de 230 cooperativas goianas, o Sistema OCB/GO iniciou a implantação de cinco núcleos regionais no Estado: Norte, Noroeste, Nordeste/Entorno do Distrito Federal, Sul e Sudoeste. Os núcleos farão o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas […]

27 de julho de 2020

Com o objetivo de integrar e fortalecer mais de 230 cooperativas goianas, o Sistema OCB/GO iniciou a implantação de cinco núcleos regionais no Estado: Norte, Noroeste, Nordeste/Entorno do Distrito Federal, Sul e Sudoeste. Os núcleos farão o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas, que atuam em diversos segmentos econômicos, como financeiro, agronegócio, transportes, saúde, entre outros.

“Vamos descentralizar o Sistema para que seja mais presente em todas as regiões do Estado. Os núcleos vão poder unificar e organizar melhor as cooperativas, gerando mais benefícios para os seus cooperados e para a comunidade em geral”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

A entidade promoveu reuniões (de forma remota) com os representantes das principais cooperativas de cada região, que indicaram os coordenadores dos cinco núcleos. Estes nomes serão apreciados em agosto, pelo Conselho de Administração da OCB/GO. “Serão os nossos embaixadores em cada região de Goiás”, enfatiza Luís Alberto Pereira.

Entre os benefícios com a implantação dos núcleos regionais, destacam-se: maior proximidade entre o Sistema OCB/GO as cooperativas, que passam a ter acesso aos cursos e treinamentos em sua região, sem a necessidade de se deslocarem à capital; ampliação do relacionamento dos diversos segmentos de cooperativas; integração, por meio de encontros, de maior número de lideranças; implantação de projetos e programas que potencializem economicamente as cooperativas, tornando-as fortes e competitivas no mercado; intercâmbio de experiências e procedimentos técnicos, além do incentivo à intercooperação de produtos e serviços.

Os núcleos têm, entre as suas atribuições, promover o desenvolvimento do cooperativismo na sua região, integrar dirigentes e líderes do setor, mediar debates e ações que visem ao aperfeiçoamento das cooperativas e representar institucionalmente a OCB/GO. Para coordenar o núcleo da Região Sul, o nome indicado foi o do presidente da Uniodonto Sul Goiano (sede em Itumbiara), João Batista Machado. “A OCB/GO está de parabéns pela iniciativa, mas para termos sucesso, vai depender da participação efetiva do maior número de cooperativas. Vamos trabalhar juntos para fortalecer todo o setor, especialmente as unidades de pequeno porte”, defende.

Indicados para os núcleos

Para coordenar o núcleo da Região Sudoeste, foram indicados dois presidentes: Cleomar Alves (Cootralar) e Marcelo Ferreira (Sicoob Empresarial), ambos com atuação em Rio Verde. A decisão por um dos nomes será feita pelo Conselho de Administração da OCB/GO, em agosto. “É uma iniciativa importante para integrar as cooperativas goianas, especialmente as do interior, que conhecem melhor a realidade local. Isto vai fortalecer os pequenos e médios”, afirma o presidente da Cootralar. “Os núcleos vão também diversificar a representatividade das cooperativas dentro da OCB/GO, fortalecendo seus mais diversos segmentos”, frisa o presidente do Sicoob Empresarial.

O cooperativista Pedro Jaime Caldas foi indicado para coordenar o núcleo da Região Nordeste e Entorno do Distrito Federal. Ele é presidente da Sicredi Planalto Central e da Arbo Cooperativa Florestal Brasil Central (as duas com sede em Cristalina). “As cooperativas desejam e precisam que fortaleçamos o setor e o núcleo será um importante passo para a nossa região, onde o cooperativismo tem crescido muito nos últimos anos, mas ainda carece de maior integração”, afirma.

Presidente da Coopermel (Porangatu), José Renato Almeida foi indicado para coordenar o núcleo da Região Norte. “Uma preocupação nossa é com o número de cooperativas inoperantes na nossa região. Os núcleos vão unir e fortalecer todo o setor, não apenas integrando os cooperados, mas também fortalecendo e fomentando os negócios entre as próprias cooperativas em seus mais diversos ramos de atuação”, enfatiza. “Vejo com entusiasmo a criação dos núcleos regionais, pois temos particularidades que nos afetam diretamente e é importante essa proximidade da OCB/GO com o nosso dia a dia”, afirma Pedro Barbosa de Oliveira, presidente da Cooperagro (Rubiataba), indicado a coordenador o núcleo da Região Noroeste.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “OCB cria cinco núcleos regionais em Goiás”

  1. Wedson Barbosa de Andrade. disse:

    Parabéns pela iniciativa!
    Acredito que esta idéia irá sim contribuir com as cooperativas que se encontram inoperantes, por falta, principalmente de motivação, coordenação, capacitação. Vejo com muito bons olhos a iniciativa.