sexta-feira, 26 de abril de 2024
Turismo deve movimentar mais de R$ 1 bilhão em Goiás

Turismo deve movimentar mais de R$ 1 bilhão em Goiás

O setor de turismo deve movimentar mais de R$ 1 bilhão no Estado de Goiás em 2020, com crescimento médio em torno de 17%, comparado ao ano anterior. A estimativa é do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, da Goiás Turismo. A movimentação é gerada, em sua maioria, por visitantes que vêm para realizar […]

26 de fevereiro de 2020

Mais de 100 eventos foram realizados em Goiânia em 2019, a maioria no Centro de Convenções

O setor de turismo deve movimentar mais de R$ 1 bilhão no Estado de Goiás em 2020, com crescimento médio em torno de 17%, comparado ao ano anterior. A estimativa é do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, da Goiás Turismo. A movimentação é gerada, em sua maioria, por visitantes que vêm para realizar negócios (50%) e em busca de lazer (42%), de acordo com o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos realizado pela Infraero.

Em 2019, o setor do turismo movimentou R$ 886 milhões no Estado. No período, as empresas do ramo contribuíram com mais de R$ 150 milhões de arrecadação de ICMS. Já em Goiânia, as Atividades Características do Turismo (ACTs) recolheram mais de R$ 86 milhões de ICMS aos cofres públicos, com crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da Sefaz.

Em 2020, de acordo com a coordenadora do Observatório, Giovanna Adriana Tavares Gomes, o setor deve avançar em média 13% na capital goiana, acompanhando a média dos últimos cinco anos. O segmento contava até 2017, com mais de 3,5 mil estabelecimentos formais e empregava mais de 25 mil pessoas em Goiânia. Em 2019, mais de 2 milhões de turistas visitaram a capital.

De acordo com Deborha Volpato, diretora executiva do Goiânia Convention & Visitors Bureau, no ano passado foram realizados em Goiânia – no Centro de Convenções e em outros espaços – mais de 100 eventos, catalogados pela instituição, que atraíram 228 mil visitantes. “Foram eventos como o Carnaval dos Amigos, Bananada e o Vila Mix que atraem turistas em âmbito nacional para nossa capital”, diz

Para Deborha Volpato, Goiânia conta com vários pontos que a colocam à frente de outras capitais do País para realização de eventos, dentre eles a localização central privilegiada e equidistante de todos os outros estados brasileiros; além de ser economicamente competitiva, com excelente custo-benefício em relação a outras capitais. Atualmente, a capital conta atualmente com mais de 18.000 mil leitos para hospedagem em diversas categorias somente em Goiânia.

Entre as vantagens competitivas, destaca o serviço aeroportuário com conexões com os principais centros de negócios do País; a diversidade cultural e gastronômica, com diversos restaurantes, bares e cafés tradicionais; o entretenimento, que chama a atenção no Brasil por ser o maior berço de formação da música sertaneja; roteiros próximos integrados com segmento de turismo de aventura, ecoturismo entre outros. “Também temos outros fatores como a consolidação de Goiânia como a capital da moda brasileira; a excelência médica; o agronegócio; e sua força como polo comercial do Centro-Norte brasileiro e polo industrial”, ressalta da diretora do Goiânia Convention & Visitors Bureau.

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