sexta-feira, 26 de abril de 2024
Pequenos negócios desconhecem softwares de RH

Pequenos negócios desconhecem softwares de RH

  A maioria (62%) dos donos de pequenos negócios desconhece os softwares de recrutamento e seleção na contratação de funcionários, aponta uma pesquisa inédita realizado pelo Sebrae, que ouviu 1.859 donos de micro e pequenas empresas de todas as regiões do País. A sondagem mostrou também que 55% dos micro e pequenos empresários acreditam que […]

13 de outubro de 2019

 

A maioria (62%) dos donos de pequenos negócios desconhece os softwares de recrutamento e seleção na contratação de funcionários, aponta uma pesquisa inédita realizado pelo Sebrae, que ouviu 1.859 donos de micro e pequenas empresas de todas as regiões do País. A sondagem mostrou também que 55% dos micro e pequenos empresários acreditam que esse tipo de ferramenta não seria útil para ajudar na seleção de candidatos chamados para entrevista.

Também na contratação, eles dão maior importância às competências comportamentais (56%) que às habilidades técnicas (44%) dos candidatos a vagas de emprego em seus negócios. A proatividade e pontualidade são as características mais buscadas por esses empresários no momento das entrevistas para contratação.

Para cerca de 1/3 dos empresários, conforme a sondagem, as vagas com maior dificuldade de contratação são aquelas que exigem relacionamento e atendimento ao cliente. Para preencher este tipo de vaga, 44% dos empresários não exigem experiência, pois realizam a capacitação no próprio local de trabalho. Já outros 32% dos entrevistados exigem experiência maior de 6 meses na atividade.

Cerca de um terço dos donos de negócios preferem contratar funcionários com até 35 anos de idade, mas a maioria – cerca de 60% – afirma que não tem preferência por faixa etária específica. A pesquisa apontou ainda que quase metade dos donos de pequenos negócios ouvidos procura funcionários que tenham habilidade de vender o produto ou serviço oferecido pela empresa. E para cerca de um terço deles, pesa na escolha o conhecimento do candidato em tecnologias atuais, que ajudem a tornar o negócio mais digital.

Metade dos donos de pequenos negócios no Brasil se mostra otimista e pretende contratar mais funcionários em 2020. Outros 41% esperam manter o mesmo nível atual de empregados e 9% pretendem reduzir o quadro de funcionários no próximo ano. A sondagem mostrou também que a grande maioria dos empresários (70%) ainda não realizou nenhuma contratação dentro dos novos modelos implementados com a reforma trabalhista e 17% afirmaram não ter conhecimento sobre essas mudanças

 

NÚMEROS DA PESQUISA

  • 20% dos donos de pequenos negócios realizam anúncios gratuitos em suas redes sociais para prospectar candidatos.
  • A indicação boca-a-boca dos funcionários é a forma de prospectar candidatos preferida por mais de metade dos empresários (54,5%).

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.