sexta-feira, 26 de abril de 2024
Goiás é a quarta força agrícola do País

Goiás é a quarta força agrícola do País

Com uma produção de 22 milhões de toneladas de grãos, Goiás é o quarto maior produtor agrícola do País, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e pela Conab. Em primeiro lugar vem Mato Grosso (58 milhões de toneladas) e, em seguida, Paraná (41,5 milhões) e Rio Grande do Sul (35,3 milhões). Estes quatro Estados […]

3 de julho de 2017

Com uma produção de 22 milhões de toneladas de grãos, Goiás é o quarto maior produtor agrícola do País, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e pela Conab. Em primeiro lugar vem Mato Grosso (58 milhões de toneladas) e, em seguida, Paraná (41,5 milhões) e Rio Grande do Sul (35,3 milhões).

Estes quatro Estados concentram 67% da safra nacional de grãos, que pelo levantamento realizado em junho deste ano, terá produção recorde de 232 milhões de toneladas.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, a concentração da produção agrícola se deve muito à alta tecnologia e a disponibilidade de terras nesses Estados. A localização próxima ao mercado consumidor é uma outra grande vantagem de Goiás, frisa. No Mato Grosso um diferencial são as propriedades com tamanho acima da média nacional. No Paraná pesa a tradição agrícola e o alto nível de escolaridade e técnico dos produtores.

“O plantio e a colheita de soja já nasceram sofisticados e mecanizados no Brasil. O cultivo começou nos anos 70 e se tornou muito lucrativo, forçando a melhoria de competitividade de outras culturas para não cederem áreas para a produção exclusiva de soja. Assim, a soja foi o principal vetor de modernização da agricultura no País”, afirma Pereira.

Nas últimas sete safras, a área plantada no País cresceu 13 milhões de hectares. Isso significou a incorporação média de 1,8 milhão ao ano nesse período. “O Brasil tem produtores sofisticados, que sabem usar as ferramentas para crescer e para ampliar sua produção”, frisa o técnico do Ministério da Agricultura.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.