quinta-feira, 25 de abril de 2024
Raquel Pires reposiciona a sua marca para ampliar vendas

Raquel Pires reposiciona a sua marca para ampliar vendas

Referência no segmento de bijuterias no Brasil e com vendas em países da Europa e nos Estados Unidos, a grife goiana Raquel Pires Bijoux investe no e-commerce e na reforma das lojas. Após 24 anos no mercado, Raquel Pires reposicionou a marca com nova identidade visual. “Ficou moderna e muito elegante”, comemora a empresária, que […]

21 de julho de 2019

A empresária goiana Raquel Pires (com as maletas usadas no início do negócio) investe no e-commerce e na reforma das lojas

Referência no segmento de bijuterias no Brasil e com vendas em países da Europa e nos Estados Unidos, a grife goiana Raquel Pires Bijoux investe no e-commerce e na reforma das lojas. Após 24 anos no mercado, Raquel Pires reposicionou a marca com nova identidade visual. “Ficou moderna e muito elegante”, comemora a empresária, que conquistou o mercado com um processo artesanal e exclusivo para peças de presença forte na moda.

A produção gira em torno de 5 mil peças (colares, brincos, pulseiras, anéis e acessórios de cabelo) ao mês, das quais 70% são destinadas ao atacado e 30% são vendidas nas lojas de Goiânia. “Com o e-commerce, nossa meta é produzir mais 1 mil peças por mês e elevar em 20% as vendas no varejo. Todas são feitas manualmente e, por serem exclusivas, são consideradas verdadeiras joias”, diz Raquel, que tem três lojas nos principais shoppings de Goiânia, todas próprias, uma no atacado e a loja virtual.

No atacado, maior foco da empresa, as vendas seguem para várias cidades brasileiras e para alguns países da Europa e para os Estados Unidos.  A empresa começou a produção com dois funcionários e hoje gera emprego para 70 pessoas, internos e terceirizados. “E o mais importante: temos colaboradores que estão conosco há mais de 20 anos”, frisa a empresária.

Estilo próprio
O início dessa história não foi proposital. Com um estilo próprio e uma personalidade forte, a empresária usou de ousadia para criar seus próprios looks, explorando o artesanal e as cores vibrantes. Até que chamou a atenção de colegas de faculdade de Jornalismo e amigas, que se encantavam com o estilo de Raquel e pediam que ela criasse peças exclusivas para elas.

“O sucesso foi tão grande que as encomendas foram surgindo e aumentando. Vi ali a possibilidade de um sonho virar realidade. O casamento perfeito entre a realização pessoal e a oportunidade de negócio estava a caminho”, lembra. “Como toda marca, a dificuldade inicial foi se fortalecer, ter qualidade e criar um produto com os quais as pessoas se identificassem, curtissem e fizessem questão de ter no armário”, completa.

O começo foi discreto. A marca foi criada em 1991. Mas, em pouco tempo, ela conquistou o mercado e deixou a informalidade. Em 1995 estabeleceu sua primeira sede, inicialmente para vendas no atacado. A primeira loja de varejo foi aberta em 1998, no Flamboyant Shopping Center. Dedicação, perseverança e amor são os fatores com os quais Raquel justifica seu sucesso.
Logo a empresária goiana estava ditando moda e o visual de suas clientes. “É importante promover a autoestima e o empoderamento das mulheres”, enfatiza Raquel, que está sempre atenta às novidades do mundo fashion e às necessidades das clientes.

A marca hoje é formada por uma equipe de criação e design de produtos. “É feita uma pesquisa de tendências e todos os elementos que estão na moda atual. A partir daí discutimos o caminho das criações e iniciamos uma coleção com cores, texturas e design característicos da marca”, detalha a criadora. Raquel Pires frisa que no desenvolvimento não se perde o DNA da marca, independentemente da estação. “Estou presente no acompanhamento de todo o processo, desde o nascimento até a nossa produção final”, conta.

A grife já recebeu inúmeros troféus e premiações. “Um dos nossos maiores orgulhos é o amor que as clientes têm pela nossa marca e pelos produtos exclusivos. Recebemos depoimentos de vários clientes que têm peças com até 20 anos e que as usam e guardam com muito carinho porque ainda estão perfeitas”, revela.

Novos talentos
A empresária Raquel Pires lançou a campanha Novos Talentos, com o objetivo de estimular a criatividade e o conhecimento para designers de moda, de produtos e desenhistas. Os participantes terão votação online e os vencedores participarão de uma exposição. O primeiro colocado desenvolverá uma coleção cápsula de acessórios de verão para a grife.

“A ideia do programa é descobrir novos talentos e proporcionar a eles um espaço para demonstrar sua criatividade e conhecimento no mundo da moda”, explica. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 1º de agosto e a votação será realizada nos dias 5 e 6 de agosto. Os vencedores serão conhecidos no dia 7.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

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3 thoughts on “Raquel Pires reposiciona a sua marca para ampliar vendas”

  1. Eliene Ribeiro da Rocha disse:

    Sou fã e revendo as bijuterias Eliene ,Catalão GO

  2. Fabiola Araujo disse:

    Parabéns Raquel pela decisão , e oportunidade pra todos !!

  3. Marcelo Carneiro disse:

    Raquel, você é um Grande Exemplo de Empreendedorismo e Determinação a ser seguido por qualquer pessoa que queira ser uma Empresária (o). Sua Garra e Profissionalismo fazem de você está grande empresária reconhecida não só no Brasil mas em outros países também!
    Além desse seu lado Humano em querer ajudar outros mais necessitados.
    Continue sempre acreditando em você e na sua equipe.
    Desejo muito Sucesso e Luz no seu caminho.
    Marcelo Carneiro.