Marcelo Ferreira na concessionária Jaguar Land Rover da Somafertil

Presente em 75 municípios goianos, o grupo Somafertil conseguiu a exclusividade da revenda da marca norte-americana de tratores, máquinas agrícolas e implementos Massey Ferguson para mais 65 municípios do Estado e outros do Triângulo Mineiro, totalizando assim 140 pontos de vendas (filiais estratégicas), se tornando a terceira maior revendedora do Brasil. Neste ano inaugura três revendas próprias em Goiatuba (fevereiro), Goiânia (na Avenida Castelo Banco, em março) e Catalão (novembro). O grupo inaugura também em abril a remodelagem e expansão da sua loja Jaguar Land Rover, na Avenida Mutirão, em Goiânia.

A Somafertil opera em cinco ramos de negócios: rede de concessionárias Massey Ferguson (tratores, colheitadeiras e implementos), concessionária Jaguar Land Rover, concessionária DAF Caminhões, indústria de fertilizantes e a Agropecuária Morada do Sol, que há 40 anos cria, recria e engorda de bovinos no município de Amaralina. Sua estrutura física e administrativa é composta por unidades em Goiânia, Rio Verde, Itaberaí, Amaralina e Aparecida de Goiânia, e ainda este ano em Goiatuba, Catalão e Uberlândia (MG).

O grupo Somafertil, que sucedeu a Agromáquinas, nasceu em 1962, em Itumbiara, no Sul Goiano, pela determinação do empresário Renot Ferreira. Tudo começou como uma representante de vendas do antigo carro Vemaguet (DKW), que depois se tornou concessionária Volkswagen. Seis anos depois, em 1968, a empresa mudou para Goiânia e passou a se denominar Somafertil e revender os tratores e máquinas agrícolas Massey Ferguson.

“Nossa história está ligada diretamente a implantação e crescimento da mecanização e modernização agrícola em Goiás”, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS o presidente do Conselho Administrativo do grupo goiano e diretor de Operações Comerciais, Marcelo Nogueira Ferreira. Além de oferecer no mercado agropecuário equipamentos do plantio à colheita, como tratores, colheitadeiras e implementos com a mais alta tecnologia de ponta, a Somafertil também foi a primeira empresa a introduzir no Estado os fertilizantes agrícolas, com a revenda de produtos da marca IAP.

Atualmente, o grupo tem a sua própria marca de fertilizantes, a Indústria de Fertilizantes Somafertil, criada em 1983 em Aparecida de Goiânia, com capacidade instalada para produzir 120 mil toneladas de adubos por ano, embora esteja operando atualmente com a metade disto, distribuídas em 42 pontos de vendas em Goiás e no Tocantins.

Há cinco anos a Somafertil atua com exclusividade nas revendas da DAF Caminhões em Goiás

Diversificação
A Somafertil cresceu e se expandiu ao longo dos seus 50 anos. Por isso, passou a atuar em outros ramos do comércio. Em 1993, o fundador da empresa Renot Ferreira foi procurado pela diretoria da Land Rover para se tornar revendedor dos jeeps ingleses, considerados carros fortes e com grande resistência para o campo ou cidades, portando adaptáveis ao perfil do consumidor goiano que também adquiria tratores e outras máquinas agrícolas.

Renot Ferreira passou a revender os jeeps na mesma loja – na Rua 44 – Setor Central – onde também revendia as máquinas Massey Ferguson. Em 2006, a empresa decidiu abrir uma concessionária exclusiva Land Rover, hoje também Jaguar, localizada em sede própria na Avenida Mutirão, no Setor Marista, em Goiânia. Em 2013, o grupo Somafertil abriu também em Aparecida de Goiânia, às margens da BR-153, a concessionária dos caminhões DAF, de origem holandesa, e com fábrica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A empresa tem a exclusividade da revenda DAF em 225 municípios de Goiás e do Triângulo Mineiro. No próximo mês, inaugurada uma filial em Uberlândia (MG).

Marcelo Ferreira percebeu, ao longo dos anos de atuação na empresa, que existe uma grande proximidade entre os clientes de máquinas agrícolas, caminhões e de veículos. E também que os clientes de máquinas e de caminhões não têm o hábito de irem à lojas de revendas. Por isso, a Somafertil conta com cerca de 400 colaboradores, dos quais 280 diretos, que além de irem até os clientes, seja em suas casas, feiras de negócios e outros, também estão presentes nas lojas físicas. Agora a empresa pretende conquistar clientes por canal virtual (internet) de vendas.

“Estamos apostando no crescimento do mercado consumidor, de forma ainda um pouco tímida, mas sustentável”, afirma Marcelo Ferreira. “A economia melhorando, os reflexos serão sentidos no campo, na cidade e, automaticamente, nos nossos negócios”, frisa. Marcelo lembra que apenas 35%¨dos produtores brasileiros utilizam a agricultura de precisão, de alta tecnologia, mas que pra obter mais produtividade e sucessos nos negócios é preciso agregar tecnologia, daí a necessidade de renovação da frota agrícola.


Deixe seu comentário

1 comment

  1. Joao Gumercino dos Santos Responder

    Acompanho a trajetória do grupo Somafertil a mais de 10 anos e sei o quanto empreendedores são a sua diretoria. Parabéns a todos! E obrigado por terem escolhido meu estado de Goiás para expandirem seus negócios.