sexta-feira, 26 de abril de 2024
Grupo Equiplex revela detalhes do seu plano de expansão

Grupo Equiplex revela detalhes do seu plano de expansão

Os pais de Heribaldo Egídio queriam que ele fosse médico, mas ele se formou em Administração de Empresas e se especializou em Organização & Métodos. No entanto, o orgulho da família não deve ser menor hoje pela falta do diploma de medicina. Pelo empreendedorismo, ele acabou de fato na medicina, mas erguendo uma das maiores […]

29 de outubro de 2017

Com 400 funcionários diretos, a indústria goiana Equiplex produz mais de 200 milhões de frascos hospitalares por ano

Os pais de Heribaldo Egídio queriam que ele fosse médico, mas ele se formou em Administração de Empresas e se especializou em Organização & Métodos. No entanto, o orgulho da família não deve ser menor hoje pela falta do diploma de medicina. Pelo empreendedorismo, ele acabou de fato na medicina, mas erguendo uma das maiores empresas goianas de injetáveis hospitalares, a Equiplex Indústria Farmacêutica, que faz parte do Grupo H. Egidio, do qual é o presidente do Conselho de Administração, liderando uma equipe de mais de 500 funcionários diretos e mais de mil indiretos.

Com um portfólio de mais de 40 produtos e uma equipe de 400 funcionários, a Equiplex, que está localizada em Aparecida de Goiânia, produz mais de 200 milhões/unidades de soluções parenterais por ano em grande e pequeno volumes, o que corresponde hoje a 10% da produção nacional. Presente em todo mercado nacional e exportando para a América Latina, a Equiplex tem mais de 8 mil clientes dentro e fora do país. A empresa prepara expansão do seu parque fabril, incorporando novas linhas de produtos e aumentando a produção.

“O principal capital para empreender é vontade”, comentou a EMPREENDER EM GOIÁS enquanto detalhava os planos do novo grupo de seis empresas, com a Equiplex à frente, que será lançado em janeiro do próximo ano. A empresa possui hoje em seu parque fabril o que há de mais moderno em tecnologias no mundo. A linha de grande volume utiliza tecnologia italiana e na de pequeno volume é empregada tecnologia alemã (BFS -Blow Fill and Seal – Sopro, Envase e Selagem). Já na linha de produtos para saúde/nutrição enteral, é usada tecnologia nacional.

Novos mercados
Mas Heribaldo Egídio quer mudar isso e o plano de negócios do grupo mira ampliação de mercados (tanto interno quanto externo), além de diversificar a atuação do Grupo H.Egídio. Parte do plano (que vai até 2020) já está em curso, com um investimento total de R$ 40 milhões. Desde o ano passado, a Equiplex tem parceria de produção com uma empresa chinesa para a fabricação (lá na China) de uma linha de produtos para saúde com a marca Mediplex.

São produtos como agulhas, seringas, scalpe, lanceta e equipo – conjuntos para infusão intravenosa. “É uma retomada do que a Equiplex fazia no início, quando surgimos há 30 anos. Estamos investindo novamente numa linha de produtos que mais giram dentro de um hospital”, explica Heribaldo Egídio, um dos principais empresários do setor farmacêutico do país. A Equiplex nasceu em 1986, fabricando e distribuindo medicamentos e produtos para saúde.

Com outra parceira, da Argentina, a empresa já trabalha também com o incremento da produção mensal de 3 milhões de ampolas de soluções parenterais de pequeno volume. A empresa mira crescer no Cone Sul, a partir da parceria argentina. Além disso, desenvolve uma nova linha de injetáveis pré-diluídos em parceria com o ICF (Instituto de Ciência Farmacêutica, empresa goiana de criação de produtos farmacêuticos).

Todo o incremento de produção mira o Brasil e o exterior, de onde Heribaldo Egídio vem recebendo sondagens de negócios da América Latina e de países africanos. “Cerca de 40% da população brasileira ainda não tem acesso a medicamento. Então, veja o espaço que temos aí para crescer. Não é à toa que no primeiro semestre deste ano, o setor farmacêutico goiano cresceu 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, apesar da crise econômica que enfrentamos. E este ano, nossa expectativa é fechar em torno de 14%”, diz ele, que dirige também o sindicato do setor em Goiás.

A Equiplex, cujo parque fabril está concentrado na eixo Aparecida, Goiânia e Anápolis, tem crescido ainda mais do que o setor em Goiás. Este ano, a Equiplex vai crescer entre 22% e 23% em relação ao ano passado, estima Egídio, e vai seguir nesse crescendo nos próximos anos, o que atesta a aposta nas obras já em curso de ampliação da fábrica e de um novo centro de distribuição que será construído em uma área de 55 mil metros quadrados ao lado do atual parque fabril, em Aparecida de Goiânia.

Heribaldo Egídio não descarta a abertura de capital da sua empresa, desde que mantenha o controle acionário

Diversificação
Além das parcerias internacionais, a projeção de um cenário favorável animou o dono da Equiplex a lançar novos braços dentro e fora do setor. O Grupo H. Egídio possui, além da Equiplex, outras cinco empresas, dentre elas uma distribuidora (Hospdrogas) e uma transportadora (Transplex). São empresas que já nasceram bem, distribuindo e transportando não só as marcas Equiplex, mas atendendo também ao mercado, por ora em Goiás e Brasília. “Prevejo um tempo muito bom para a Hospdrogas. Será em breve um dos maiores faturamentos do grupo”, acredita Egídio.

Para completar, o grupo possui ainda uma outra distribuidora de pequeno porte (Farmaplex), uma empresa de desenvolvimento humano (Alos) e uma de material esportivo (Alpha) adquirida no ano passado e localizada nos Estados Unidos. A Alpha, especializada na fabricação de troféus, medalhas e uniformes do esporte amador nos Estados Unidos, tem atuação nas regiões de Miami, Orlando e Tampa. Heribaldo Egídio já negociava no mercado norte-americano e viu na empresa, criada em 1981, uma oportunidade de diversificação. “Estamos animados e queremos expandir esse negócio por lá”, diz. Somados, o número de colaboradores do novo grupo ultrapassa a marca de 500 colaboradores diretos e mais de mil indiretos.

Vencida a etapa de reorganização societária e expansão de negócios do novo grupo, Heribaldo Egídio não descarta outros voos, nem mesmo abertura de capital, “desde que não seja um sócio majoritário, disso não abro mão”, avisa. Mas até lá, quer preparar regras de compliance e governança corporativa para suas empresas e ter balanço auditado. Será um novo e certamente também longo passo do Grupo H.Egídio.

 

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

3 thoughts on “Grupo Equiplex revela detalhes do seu plano de expansão”

  1. Mozart morais disse:

    Com muito orgulho faço parte daqueles que acreditaram neste empreendedorismo.

  2. Parabéns ao Sr. Heribaldo e à revista pelo destaque.

  3. WA SOLAR disse:

    Parabéns ao grupo H.Egídio e muito sucesso nesta nova jornada!