Setor de serviços mantém recuperação em Goiás

Setor de serviços mantém recuperação em Goiás

12 de julho de 2022

O setor de serviços em Goiás registrou queda de 0,5% em maio, a primeira deste ano, em comparação com abril. Entretanto, cresceu 6,5% quando comparado com o mesmo mês de 2021. Assim, o acumulado no ano ficou em 8,6% em maio e, nos 12 meses, chega a 11,2%, pesquisa divulgada nesta terça-feira (12/7) pelo IBGE. Isto mostra que o setor continua em franca recuperação dos dois piores anos da pandemia da Covid-19.

Das cinco atividades que compõem o setor de serviços analisadas na pesquisa, apenas duas apresentaram crescimento em maio comparado com abril: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 29%. A atividade apresentou o 15º aumento consecutivo, acumulando 23,3% no ano e 15,9% nos últimos 12 meses.

O outro aumento ocorreu nos serviços prestados às famílias, que subiram 20,6% em maio na comparação com o mesmo período de 2021. O segmento apresentou a 14ª alta seguida, acumulando 32,4% em 2022 e 42,5% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, apresentaram quedas os serviços profissionais, administrativos e complementares (-12,7%), outros serviços (-4,0%) e serviços de informação e comunicação (-3,5%). Todos apresentam acumulados negativos no ano.

No Brasil

A receita real de serviços que se refere à evolução do volume da atividade no setor em termos reais, descontada a inflação (deflacionado), avançou 0,9% em maio ante abril no Brasil. As projeções do mercado indicavam uma alta de 0,2%.

Já em relação a maio de 2021, o setor de serviços avançou 9,2%. De acordo com o IBGE, trata-se da 15ª taxa positiva seguida nessa base de comparação. Com isso, o setor acumula alta de 9,4% nos primeiros cinco meses de 2022.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.