69% das empresas ativas no Brasil são MEIs

69% das empresas ativas no Brasil são MEIs

7 de junho de 2022

Sete em cada dez empresas ativas no Brasil são de Microempreendedores Individuais (MEIs), aponta balanço do Ministério da Economia divulgado nesta terça-feira (7). São 19.373.257 de empresas, das quais 13.489.017 são  microempreendedores (69,6% do total). 

Dos quase 13,5 milhões de MEIs em atividade no país, 1.114.826 foram abertos entre janeiro e abril deste ano, uma alta de 14% na comparação com os últimos quatro meses de 2021, mas uma queda de 3,2% comparada ao mesmo período do ano passado.

Somados, os MEIs e as Sociedades Empresariais Limitadas concentram quase 94% de todas as empresas em funcionamento no país. Os dados fazem parte do Boletim do Mapa de Empresas do 1º quadrimestre de 2022. 

Na comparação por setores, a maior parte das empresas brasileiras atua no setor de serviços (48,9%). Em seguida vêm o comércio (32,6%), a indústria de transformação (9,3%), a construção civil (7,9%), a agropecuária (0,7%), outros setores (0,5%) e a indústria extrativa mineral (0,1%). 

“O fato de ter grandes números de MEIs é resultado do sucesso de política pública de formalização para quem tinha atividade informal. Não há dificuldades em abrir empresas no Brasil”, disse André Luiz Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.