sexta-feira, 19 de abril de 2024
Goiás sedia encontro da mineração brasileira

Goiás sedia encontro da mineração brasileira

Goiás tornou-se um importante polo de desenvolvimento da mineração, ocupando o primeiro lugar na produção de níquel (45%) e vermiculita (82%) e segundo em fosfato (37%), cobre (21%) e nióbio (14%). Não por acaso, o Estado foi escolhido para sediar a Brasmin – Feira da Indústria da Mineração e o 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração.

23 de maio de 2022

Goiás tornou-se um importante pólo de desenvolvimento da mineração, ocupando o primeiro lugar na produção de níquel (45%) e vermiculita (82%) e segundo em fosfato (37%), cobre (21%) e nióbio (14%). Não por acaso, o Estado foi escolhido para sediar a Brasmin – Feira da Indústria da Mineração e o 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração. Com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), os dois eventos do setor serão realizados, simultaneamente, entre 24 e 26 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia.

A Brasmin vai reunir empresas que atuam na cadeia produtiva da mineração, com apresentação de produtos, serviços, equipamentos, tecnologias e inovações do segmento, que tem relevante participação na economia do país por sua transversalidade em todas as cadeias produtivas. Já o Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração debaterá temas relevantes ao setor, como política mineral, financiamento, logística, meio ambiente, relacionamento com comunidades e perspectivas de mercado.

Ambos os eventos são realizados pela Associação de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) – entidade sem fins lucrativos, criada em 2012, visando à defesa de uma mineração brasileira competitiva e sustentável – e contam com  parceria e  apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Setor mineral

Em 2021, o setor mineral, incluindo a transformação dos bens minerais, representou 22,5 % do PIB, chegando a U$ 145 bilhões. Só no primeiro trimestre deste ano, foram R$ 56 bilhões. Pará (41%), Minas Gerais (36%),Goiás (4%), Bahia (4%) e São Paulo (3%) lideram o ranking dos Estados produtores de commodities.

São cerca de 16 mil empresas de mineração em operação no País, sendo que, aproximadamente, 12,8 mil são de micro e pequeno porte, o que representa 80% das empresas que atuam no setor.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.