Tesla pode ter fábrica em Goiás? Talvez de baterias

Tesla pode ter fábrica em Goiás? Talvez de baterias

20 de maio de 2022

Tem circulado no meio empresarial goiano sobre a possibilidade da Tesla, maior produtora mundial de carros elétricos, de abrir uma fábrica em Goiás. O assunto veio à tona por conta do encontro, muito reservado, entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o bilionário Elon Musk, nesta sexta-feira (20/5) em Porto Feliz (SP).

Segundo informações sobre o encontro, Bolsonaro teria voltado a pedir a abertura de uma fábrica da Tesla no Brasil. É uma demanda antiga do governo brasileiro. Alguns Estados já disputam este possível investimento bilionário da Tesla.

Além do município paulista onde aconteceu o encontro entre Bolsonaro e Musk, que vai sediar o futuro Centro Industrial Nuclear de Aramar e um novo e enorme parque tecnológico, especula-se também que Manaus (AM) e Criciúma (SC) estão no páreo.

Potencial goiano

Entretanto, uma nova possibilidade (não confirmada oficialmente) também teria sido cogitada no encontro entre o presidente e o empresário: Goiás. Não para receber uma montadora dos veículos elétricos da Tesla, mas sim para ser sede de uma fábrica de baterias, principal componente dos veículos produzidos pela multinacional de Musk.

Como já informado pelo EMPREENDER EM GOIÁS, quatro minérios são muito importantes para a produção das baterias de carros elétricos: níquel, lítio, cobre e cobalto. E Goiás dispõe de reservas da maioria desses recursos minerais, sendo o maior produtor nacional de níquel, por exemplo. Embora exista potencial no Nordeste Goiano, o lítio ainda não é processado no Estado. Faltam investimentos (saiba mais aqui).

Em 2019 um estudo da Bloomberg New Energy Finances sobre o armazenamento de energia, antecipou que até 2030, o preço de baterias de lítio íon deve cair dramaticamente, e consequentemente, energias renováveis (solar e eólica) e armazenamento de energia em baterias crescerá exponencialmente. Isso vai criar uma enorme oportunidade para regiões mineradores de lítio, cobalto e níquel. Como é o caso de Goiás.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.