Setor de serviços goiano tem a quinta alta consecutiva no ano

Setor de serviços goiano tem a quinta alta consecutiva no ano

12 de maio de 2022

O volume de serviços goianos prestados em Goiás cresceu 3,2% em março, na comparação com fevereiro, segundo divulgou nesta quinta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a quinta alta seguida. Em relação a março do ano passado, o aumento foi de 9,3%, completando assim 14 meses de crescimento consecutivo. O acumulado no ano já alcança 9% e nos 12 meses atinge 13,9%, demonstrando a velocidade de recuperação da atividade que mais emprega em Goiás.

A atividade que mais cresceu foram os serviços prestados às famílias, que subiram 67,2% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando ainda havia a necessidade de isolamento social, diminuição do deslocamento das pessoas e fechamento total ou parcial dos serviços considerados não essenciais. Com isso, o setor acumula alta de 23,7% no ano e de 50,2% nos últimos 12 meses.

Outro setor de relevante peso foi o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que subiu 16,2% em março, acumulando 20,3% no ano de 2021. Com isso, o setor alcança um patamar semelhante ao de 2015. Já o o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares registrou aumento no volume de serviços de 0,1%, indicando crescimento constante desde junho de 2020. Por outro lado, serviços de informação e comunicação e outros serviços tiveram quedas de 2,8% e 1,8%, respectivamente.

Em março de 2022, o índice de atividades turísticas em Goiás subiu 3% em relação ao mês de fevereiro de 2022. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor subiu 59,7%, sendo a 12ª alta seguida, após ter caído 13 vezes consecutivas. Com isso, o turismo goiano acumula crescimento de 47,5% nos últimos 12 meses, sendo o maior resultado da série histórica.

O portal Empreender em Goiás é uma iniciativa privada com a missão de incentivar a abertura e o crescimento de empresas. Contamos com os melhores parceiros para gerarmos notícias, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.