sexta-feira, 19 de abril de 2024
Ministério suspenderá vacinação contra aftosa em Goiás

Ministério suspenderá vacinação contra aftosa em Goiás

Aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do País.

30 de abril de 2022

O Ministério da Agricultura vai suspender a vacinação contra a febre aftosa em Goiás, depois da última etapa de vacinação a ser realizada em novembro. Além de Goiás, a medida valerá também para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Espírito Santo.

Ao todo, aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do País.

O anúncio foi feito pelo ministro Marcos Montes e o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, na ExpoZebu, em Uberaba (MG). “É uma conquista de todos, do ministério, dos Estados e dos produtores rurais. A certeza de que essa união vai fazer cada vez mais a nossa sanidade ser respeitada no mundo”, disse o ministro.

Zonas livres

A suspensão faz parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Para realizar a transição de status sanitário, os Estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no Plano Estratégico, que está alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

“Esses estados vão terminar a vacinação em novembro, quando irão parar de vacinar, se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação”, explicou o secretário José Guilherme Leal.

A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Para o reconhecimento como zonas livres de febre aftosa sem vacinação, a OIE exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses.

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Leia também: Goiás vai investir em novas fronteiras agrícolas.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Ministério suspenderá vacinação contra aftosa em Goiás”

  1. Edimar Galdino da silva disse:

    Goias da um grande passo na conquista de gois sem febre aftosa… parabens aos nossos governantes que lidera nosso pais.