quinta-feira, 25 de abril de 2024
Seu bolso: 10 aplicações mais procuradas no Brasil

Seu bolso: 10 aplicações mais procuradas no Brasil

A alta rentabilidade e volatilidade deram espaço para três dos principais investimentos em renda fixa: os CDBs, o Tesouro Direto e o LCI/LCA.

19 de abril de 2022

Faz um ano que o Banco Central (BC) começou a elevar os juros básicos (Taxa Selic) na tentativa (até agora infrutífera) de conter a alta da inflação no País, que está atualmente na casa de 11,75% ao ano. O buscador online Yubb levantou sobre as aplicações que, desde então, mais despertaram interesse dos brasileiros. Como esperado, os investimentos em renda fixa dispararam.

“A cada novo aumento, a Selic foi beneficiando consecutivamente a renda fixa. Isso fez com que o investidor, que estava mais atuante na renda variável, mudasse o seu perfil em um ano. A alta rentabilidade e volatilidade deram espaço para três dos principais investimentos em renda fixa: os CDBs, o Tesouro Direto e o LCI/LCA. É uma estratégia inteligente no curto prazo, mas o investidor não deve dedicar todo o seu dinheiro nela”, diz Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

Pascowitch afirma que o favorecimento dos investimentos de renda fixa em detrimento dos ativos de renda variável se dá porque a Selic mais alta pressiona o crédito, encarece os financiamentos para empresas e tende a desvalorizar as ações em razão do maior desconto exigido por investidores.

“Um dos maiores desafios de quem investe é analisar a remuneração de cada investimento em renda fixa, para confirmar se a sua rentabilidade está acima da inflação. Porque se estiver abaixo, significa que o dinheiro está perdendo o seu poder de compra. Por isso, aproveitar a alta da renda fixa é bom no curto prazo apenas. Quem fará o patrimônio crescer é a renda variável”, frisa.

Mas, não foram todos os investimentos em renda fixa que foram beneficiados com as altas da Selic. Apesar de ser o investimento mais usado do País, a poupança teve seu rendimento declinando mês a mês, atingindo rentabilidade negativa quando a Selic chegou a 11,75%.

Único investimento em renda variável que tem crescido no Brasil nos últimos 12 meses é o das criptomoedas. “As criptomoedas são beneficiadas pela curiosidade generalizada. Sua alta rentabilidade tem atraído o olhar do investidor. O fato é que elas são os ativos com o maior potencial de valorização da década. Falar de investimentos hoje é olhar para as criptomoedas como oportunidades de negócio”, afirma Pascowitch.

DEZ INVESTIMENTOS MAIS PROCURADOS EM 12 MESES

1 Ações livres CDBs
2 Fundos de ações Tesouro Direto
3 Fundos multimercado LCI/LCA
4 Tesouro Direto Fundos multimercado
5 CDBs Fundos de ações
6 Fundos de índice (ETFs) LC/RDB
7 LCI/LCA Ações livres
8 LC/RDB Fundos de índice (ETFs)
9 Fundos Imobiliários (FIIs) Criptoativos
10 Criptoativos Fundos Imobiliários (FIIs)

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.