terça-feira, 23 de abril de 2024
Empreendedores precisam ser protagonistas da inovação

Empreendedores precisam ser protagonistas da inovação

Não basta ser empreendedor, tem de ser protagonista da inovação. Esta foi a principal mensagem do gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Athos Vinicius Valladares Ribeiro, aos participantes da live promovida pelo Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem-GO), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

30 de março de 2022

Athos Ribeiro: “A tendência das empresas é vender conhecimento, experiências, e não o produto em si”

Não basta ser empreendedor, tem de ser protagonista da inovação. Esta foi a principal mensagem do gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Athos Vinicius Valladares Ribeiro, aos participantes da live promovida pelo Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem-GO), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). “A sensação do mundo que atropela e da tecnologia que vai e vem muito rapidamente, tornando-se ultrapassada, enseja em todos essa pressão para mudanças, impactando pessoas e, claro, os negócios também”, afirmou.

De acordo com ele, é fundamental que as empresas entendam que essas tendências apontam para o surgimento de uma nova economia, onde o jeito de fazer negócios, formar talentos, compartilhar valor e exercer a liderança são muito distintos dos modelos e padrões até então vigentes. Com isso, a tendência das empresas é vender conhecimento, experiências, e não o produto em si”, explicou o especialista.

Para tanto, o gerente do Sebrae sustentou a necessidade de as empresas estruturarem sua atuação no tripé: pessoas empoderadas, tecnologias transformadoras e negócios consistentes. “É fundamental entender a nova relação que as pessoas têm com o emprego, sendo cada vez mais visto como elemento de realização e expressão pessoal. Por outro lado, novas tecnologias surgem, mudando nossa relação com o mundo. O capitalismo tradicional não tem mais espaço nessa nova perspectiva que surge. É preciso uma nova consciência do papel das organizações”, frisou

O presidente do Compem, Jaime Canedo, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sesi no fomento à inovação junto aos alunos da instituição, que recentemente lançou o desafio Cargo Connetc, relacionado com transporte e logística, como tema da etapa regional do Festival de Robótica, incentivando a criação de soluções inovadoras, como aplicativos e unidades inteligentes, para distribuição e recebimento de mercadorias.

“Muitas vezes a dificuldade das empresas não é vender, mas fazer o produto chegar em tempo hábil para o cliente. É preciso ação. A inovação é uma semente que precisamos cuidar para que possa germinar e crescer nas empresas. Muitas vezes, inovar não é só pensar em tecnologia, mas usar ferramentas já conhecidas pelos empresários. Implementar mudanças simples, mas com grande impacto nos modelos de negócios”, afirmou Jaime Canedo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.