sexta-feira, 19 de abril de 2024
Shoppings esperam aumento de vendas com a redução do IPI

Shoppings esperam aumento de vendas com a redução do IPI

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada pelo governo federal, pode trazer alívio para as vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

14 de março de 2022

Fernando Maia: “O primeiro efeito da redução do IPI pode ser o aquecimento das vendas nos shoppings”

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada pelo governo federal, pode trazer alívio para as vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Chegando ao índice de 25% de redução para os produtos da chamada linha branca, a medida pode contrabalancear aumentos de custos enfrentados pelo setor industrial, como o dos combustíveis, de acordo com o conselheiro da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e sócio-diretor do Grupo Saga, Fernando Maia.

Para Maia, o primeiro efeito direto da redução pode ser o aquecimento das vendas nos shoppings. “Nós vamos ter que acompanhar o andar da carruagem para fazer uma avaliação mais detalhada, mas do ponto de vista estritamente econômico, uma redução dessas tem a capacidade de acrescentar até 15% nas vendas”, afirma.

Os preços, no entanto, também estão sujeitos a variações inflacionárias e pressões externas, o que, na visão do empresário, faz com que a redução do IPI seja ainda mais positiva.

“Essa notícia vem num momento adequado, porque caso não se solucione rapidamente o conflito da Rússia e a escassez de componentes como os semicondutores, a redução do IPI vai ajudar o mercado interno e neutralizar parte das pressões externas que nós estamos sofrendo. Inevitavelmente vai ser bom para o mercado, porque toda desoneração gera benefícios ao empreendedor e ao consumidor. Agora nos resta aguardar os acontecimentos e ver o quanto essa medida vai ser capaz de contrabalancear os outros fatores”, analisa Maia.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.