sábado, 20 de abril de 2024
Mulheres comandam 25 cooperativas em Goiás

Mulheres comandam 25 cooperativas em Goiás

Apesar dos avanços nos últimos anos, a participação das mulheres em cargos de gestão e de liderança em cooperativas goianas é ainda de apenas 16,2%.

8 de março de 2022

Ana Cristina Alves (ao centro) e sua equipe na Cooperativa de Ensino de Quirinópolis (CEQ)

Vinte e cinco cooperativas em Goiás são presididas por mulheres, o que mostra o empoderamento feminino num ambiente em que, há pouco tempo, praticamente só havia homens no comando. Além disso, conforme levantamento do Sistema OCB/GO, 244 mulheres participam de Conselhos Fiscais, representando 20,5% do total dos conselheiros; 217 atuam em Conselhos de Administração e diretorias (15,7% do total); e 12 em diretorias contratadas (15,8%). Considerando todos esses postos, a participação das mulheres em cargos de gestão e de liderança em cooperativas goianas é de 16,2%.

É o caso da professora Ana Cristina Alves dos Santos, que há 11 anos é presidente da Cooperativa de Ensino de Quirinópolis (CEQ). “Chegamos com nossa experiência em educação, formamos uma boa equipe, toda formada por mulheres, e reerguemos a cooperativa”, comemora.

Ana Cristina afirma que valeu a pena o esforço e acredita que a sua história ajuda a inspirar outras mulheres, mesmo quando se sentem inseguras. “Hoje, a nossa escola tem 480 alunos. Tinha apenas 70 quando começamos. Agora, somos referência em Quirinópolis, exemplo para que outras mulheres apostem no seu potencial e tornem-se empreendedoras de fato”, enfatiza.

Para Ana Cristina, o modelo de negócio cooperativo dá maior impulso às mulheres em busca de protagonismo. “O Sistema OCB/GO é parceiro, nos mostra possibilidades de crescimento, como o Programa Aprimora, que foi de grande valia para o nosso conhecimento, pois nós, que somos pedagogas, não tínhamos a visão tão amadurecida da administração e da contabilidade, como os homens têm.

Celma Grace de Oliveira (camisa bege), presidente da Bordana, cooperativa de bordadeiras

Inspiração

“O cooperativismo me atraiu por ser um modelo democrático e inclusivo. Enfrentei dificuldades, porque não fomos preparadas para sermos dirigentes, gestoras, donas do nosso próprio negócio. Somos desbravadoras nesse mundo dos negócios”, afirma a presidente da Bordana, cooperativa de bordadeiras em Goiânia, Celma Grace de Oliveira.

As dificuldades, no entanto, não foram limitantes, garante a presidente que hoje é inspiração. “Tenho recebido vários contatos de outras mulheres buscando essa experiência na Bordana, querendo entender o que somos e também criar cooperativas, principalmente nesse segmento do artesanato”, diz.

Para incentivar outras mulheres a empreender e realizar seus sonhos, Celma as aconselha a não desanimarem diante da falta de recursos, de conhecimento técnico e outras dificuldades. “Mesmo dentro de um negócio cooperativo, que em seu DNA já é mais inclusivo e democrático, as mulheres precisam buscar seus espaços em posições de poder e de decisões. A desigualdade de gênero é uma realidade na sociedade e no cooperativismo as mulheres também precisam lutar para ocupar seus espaços”, incentiva.

Desafios

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, diz que a participação das mulheres em cargos de gestão e de liderança de cooperativas de Goiás tem avançado, mas ainda é grande o desafio para que o espaço delas seja ainda mais ampliado. “Estamos desenvolvendo ações importantes para aumentar a participação das mulheres, não só como cooperadas e colaboradoras, mas também nos cargos de gestão”, afirma.

O dirigente destaca que, recentemente, o SESCOOP/GO, braço educacional do Sistema OCB/GO, recebeu o Selo Women on Board, iniciativa apoiada pela ONU Mulheres e que reconhece empresas e instituições com pelo menos duas mulheres em seus conselhos administrativos ou consultivos. “Queremos que isso sirva de exemplo e motivação para as mulheres e que as cooperativas continuem investindo na qualificação feminina, para que elas possam assumir postos de governança”, frisa.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.