terça-feira, 16 de abril de 2024
Fieg aponta gargalos que impactam produtividade

Fieg aponta gargalos que impactam produtividade

Acelerar as duplicações de rodovias, melhorar as estradas vicinais, operacionalizar a Ferrovia Norte-Sul e a Plataforma Logística Multimodal, resolver os gargalos da Ferrovia Centro-Atlântica, ampliar o transporte de cargas no Aeroporto Santa Genoveva e revitalizar o sistema de transporte hidroviário.

25 de fevereiro de 2022

Operacionalizar a Ferrovia Norte-Sul é uma das reivindicações do setor industrial goiano

Acelerar as duplicações de rodovias, melhorar as estradas vicinais, operacionalizar a Ferrovia Norte-Sul e a Plataforma Logística Multimodal, resolver os gargalos da Ferrovia Centro-Atlântica, ampliar o transporte de cargas no Aeroporto Santa Genoveva e revitalizar o sistema de transporte hidroviário. Esses são os principais gargalos, considerando a logística de transportes, que impactam o setor produtivo goiano, de acordo com o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, empresário Célio Eustáquio de Moura. 

Esses e outros obstáculos foram apontados em reunião promovida em ambiente on-line pelo Coinfra, com participação de conselheiros e empresários do setor, para discutir a infraestrutura de Goiás e suas oportunidades. No encontro, que marcou a primeira reunião ordinária do colegiado em 2022, além da logística, os conselheiros puderam apontar as principais dificuldades enfrentadas no âmbito da energia, saneamento, telecomunicação e obras públicas, contribuindo com sugestões para o acompanhamento sistemático do Coinfra, além de indicar temas estratégicos que serão abordados nas próximas reuniões do conselho.

“Goiás tem localização e vocação estratégicas para se consolidar como hub logístico do Brasil, mas precisamos reivindicar investimentos e uma política de governo que façam com que esses importantes projetos saiam do papel e sejam de fato operacionalizados no Estado”, avaliou o presidente do Coinfra da Fieg. 

Dados da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostram que somente 389 km das rodovias estaduais e 818 km das federais são duplicadas no Estado, considerando o total de 21.664 km e 6.239 km, respectivamente. Nesse sentido, Célio Eustáquio apresentou panorama sobre a atual situação das concessões rodoviárias em Goiás, inclusive do contorno Sul de Goiânia, levando em conta os entroncamentos com as BRs 060 e 452.

“A proposta apresentada pela ANTT  (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é bem distante do projeto inicial. Entretanto, precisamos ter eficiência. Tirar todo o grande fluxo de Goiânia já é um ganho muito grande, ainda mais considerando o tempo que se arrasta o projeto do anel viário, sem que saia do papel”.

Outros gargalos

Na reunião, os conselheiros do Coinfra discutiram também as principais dificuldades do setor produtivo em temas como energia, saneamento, portos, aeroportos e principais obras de infraestrutura de Goiânia e como esses gargalos impactam na competitividade das indústrias instaladas em Goiás. Além disso, a agenda incluiu o desafio da implantação do 5G no Estado, tecnologia considerada estratégica para a indústria, sobretudo na implantação de processos inovativos.

“São muitas as articulações em defesa das indústrias na busca por soluções em questões estratégicas, que afetam o setor produtivo como um todo e interferem diretamente na competitividade das empresas. A união com sindicatos e a sociedade civil organizada é fundamental, além de ações conjuntas com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras entidades nacionais setoriais para melhoria do ambiente de negócios”, afirmou Célio Eustáquio.

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